Hospital Regional Santa Rosa recebe Certificação de Qualidade e Segurança Nacional da ONA

O hospital recebeu a acreditação ONA nível 1, Acreditado, que atesta a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade

 

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) em Abaetetuba, recebeu a Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A classificação de nível 1, foi concedida a instituição por cumprir os padrões definidos de segurança do paciente e gestão de qualidade na assistência em todas as áreas de atividade. A Acreditação comprova que o hospital tem gestão integrada, processos alinhados e comunicação completa entre as operações.

Nesta terça-feira, 2, Lucas Evangelista Urel, diretor regional do Instituto Diretrizes no Pará, e Claudemir Guimarães, diretor-geral do Hospital Santa Rosa, conduziram a cerimônia oficial de entrega do Certificado de Acreditação Nível 1 da ONA. Todos os funcionários receberam um certificado de participação pela conquista ONA Nível 1 – Acreditado, durante esse momento, foram demostradas muitas emoções e a certeza do dever cumprido. 

O diretor regional do Instituto Diretrizes no Pará, Lucas Evangelista Urel, explicou: “Para ser acreditada, a unidade hospitalar precisa comprovadamente atender aos critérios definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente e certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua)”.

O Hospital Santa Rosa é um órgão do governo do estado do Pará gerido pela Organização de Saúde Instituto Diretrizes em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Desde a sua inauguração em 2020, o hospital tem se baseado no conceito de qualidade em todos os processos para garantir a segurança dos pacientes, melhoria contínua dos processos por meio de padrões e metas que todos os usuários, colaboradores e prestadores de serviços devem seguir. Lucas Urel concluiu dizendo: “Com a visita dos auditores e os pontos de melhoria que eles apresentaram, melhoramos nossas rotinas e processos, culminando com a conquista da Acreditação”.

Independentemente do nível, a entidade de saúde com o selo ONA mostra ao público que está comprometida com padrões reconhecidos de qualidade e segurança. O ambiente da instituição e a participação dos funcionários e prestadores de serviços nos processos também mudam ao avançar nos níveis. O diretor-geral do Hospital Santa Rosa, Claudemir Guimarães, afirmou que a maior mudança observada após a obtenção do selo Nível 1 – Acreditado, é a mudança de comportamento, pois toda a equipe está motivada a continuar a melhorar os processos de qualidade trabalhando com a segurança dos pacientes e as interações entre as áreas, buscando agora o selo Nível 2 – Acreditado Pleno.

Ele acredita que cada setor é essencial para a operação diária e o funcionamento da unidade com qualidade. A acreditação confirmou a capacidade nos processos que já confiávamos aos funcionários. Claudemir Guimarães enfatizou que, “nosso hospital que atende 100% SUS, em uma região que acolhe pacientes de várias cidades e com toda a qualidade que a comunidade merece, está de parabéns pela Acreditação”.

Um exemplo de uma certificação marcada pelo pioneirismo da certificação em rede foi a homologação das acreditações das unidades hospitalares verificadas em abril deste ano. Isso incluiu quatro unidades hospitalares no estado do Pará geridas pelo Instituto Diretrizes. O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), que fica em Abaetetuba, é um deles. No dia 24 de junho, um grupo composto pelos diretores dos hospitais certificados e membros da equipe regional do Instituto Diretrizes no Pará visitou a secretária de Saúde. Durante a reunião, eles apresentaram as certificações recebidas em diferentes níveis pela ONA.

A conquista, segundo a secretária de Estado de Saúde Pública, mostra que os hospitais certificados administram bem e fornecem aos paraenses serviços médicos de alta qualidade. “Parabenizo as gestões dos hospitais, do Instituto Diretrizes e principalmente dos profissionais de saúde que atendem diretamente aos usuários do SUS”, afirmou.

Metodologia demonstrou que a unidade do Instituto de Diretrizes é segura e eficaz –

O diagnóstico organizacional começou em julho de 2023 e o núcleo e as equipes estruturou-se para atender às metas do projeto. Depois disso, foram estabelecidos fluxos de integração de rede para conectar as unidades aos objetivos e metas. O perfil de referência único de cada unidade determinou os indicadores, ferramentas e monitoramento dos processos necessários para o planejamento estratégico da oferta de cuidado centrado no paciente.

Ineditismo – A equipe de avaliadores autorizada pela ONA e o IAC realizaram avaliações dos processos assistenciais e operacionais. As certificações, válidas por dois anos, reconhecem a gestão de serviços de saúde que atendem aos padrões de qualidade e segurança mais rigorosos.

A qualidade dos serviços e a satisfação dos pacientes são garantidos por uma gestão eficaz –

Kátia Gregatti, presidente do Conselho de Administração do Instituto Diretrizes, expressou sua gratidão à equipe do Hospital Santa Rosa pela obtenção da Acreditação Nível 1. Ela disse que essa prática valoriza a cultura do aperfeiçoamento contínuo por meio da padronização e integração dos processos. Todos os envolvidos, desde o operacional à alta gestão, estão envolvidos na acreditação do hospital. Afirmou que permite uma visão sistêmica e integrada dos setores dentro das instituições e incentiva tomadas de decisões contínuas para garantir a eficácia dos padrões esperados, o que resulta em assistência cada vez mais qualificada e segura.

Apreciamos as boas práticas e o esforço contínuo para melhorar os serviços de saúde nas unidades gerenciadas por esta organização social. Para garantir uma assistência integral e focada no paciente e aprimoramento do cuidado, estamos avançando. A presidente ressaltou: “Aproveitamos a oportunidade para agradecer o compromisso de nossas lideranças, que foram fundamentais na execução das estratégias traçadas para reduzir riscos específicos por meio de cuidados de precaução e alcançarmos a maturidade processual e assistencial, que permitem os serviços atuarem com total segurança, corroborando para a melhor experiência dos usuários”.

Com a implementação do Projeto de Gestão Integrada da Rede de Serviços de Saúde do Instituto de Diretrizes, o processo de certificação comprovou a conformidade da administração da organização, firmada na qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente nas instalações hospitalares sob a supervisão do Instituto de Diretrizes.

Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRBTSR