Iniciativas desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente somaram mais de 31 mil horas de capacitação no último ano, refletindo em um alto índice de 97,83% de satisfação entre os usuários
Por Pedro Amorim
17/01/2025 10h00
A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), investe em treinamento contínuo da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar para assegurar um atendimento de excelência, com qualidade, segurança e humanização aos usuários da região. Em 2024, essas iniciativas somaram mais de 31 mil horas de capacitação, refletindo em um índice de 97,83% de satisfação entre os usuários, destacando o impacto positivo na qualidade do atendimento oferecido.
Gustavo Silva, assistente administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que acompanha as ações educativas dentro da unidade hospitalar, contribuindo com atualizações de práticas de saúde, uso de novas tecnologias, campanhas de educação e saúde e desenvolvimento de habilidades em soft skills, explica o processo interno dessas capacitações.
Gustavo Silva, assistente administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que acompanha as iniciativas educativas dentro da unidade hospitalar, desempenha um papel fundamental na implementação de atualizações sobre práticas de saúde, uso de novas tecnologias, campanhas educativas e desenvolvimento de habilidades em soft skills. Ele detalha o processo interno dessas capacitações para o aprimoramento contínuo dos profissionais da instituição.
“O Planejamento Anual de Treinamento (PAT), programa de treinamento e desenvolvimento realizado no HRPL, está no escopo das ações realizadas pelo NEP e desempenha um papel fundamental dentro da instituição. É um processo cuidadosamente estruturado que envolve o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). Essa etapa é fundamentada em pesquisas com os colaboradores, análise de indicadores, projeções de mudanças organizacionais e planejamento estratégico”.
Gustavo destaca ainda que “cada um desses elementos desempenha um papel importante para identificar dificuldades, propor melhorias e promover a evolução contínua para o ano seguinte”.
A enfermeira do NEP, Erica Amador, revela que, no último ano, o setor contabilizou 31.816h34 (trinta e um mil, oitocentos e dezesseis horas e trinta e quatro minutos) de ações educativas totais, o que gerou uma média de 06h57 (seis horas e cinquenta e sete minutos) por colaborador, por meio de cursos, seminários, treinamentos, campanhas, dentre outras práticas pedagógicas. “Esses esforços reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores, promovendo seu crescimento alinhado às práticas de trabalho”, finalizou.
Aprovação – A usuária Zeni De Oliveira Mariano, de 68 anos, comenta que durante o atendimento foi muito bem cuidada desde o primeiro momento, e bem acolhida por todos os profissionais do hospital. “Toda a equipe se preocupou comigo, fizeram de tudo para que eu me sentisse melhor. Todos fazem o seu trabalho muito bem, se dedicam ao máximo, é lindo de ver! Senti muita confiança durante o atendimento com os profissionais, me trataram com muito respeito e carinho”, pontuou a aposentada.
Internada para fazer uma cirurgia de hérnia umbilical e incisional (procedimento que visa reposicionar o tecido ou órgão extravasado e fechar a abertura na parede abdominal), a usuária Maria Francisca de França, 56 anos, também elogiou o atendimento do Regional do Leste.
“Desde a minha chegada na unidade, os profissionais se prontificaram a me ajudar no que fosse preciso. Recebi um acolhimento muito especial por um dos técnicos de enfermagem do hospital. Considero os profissionais capacitados, trabalham bem. Eu me senti segura, graças a Deus e aos funcionários. Gostei bastante!”, frisou a professora.
Dados – O NEP organizou 222 treinamentos e 157 orientações pedagógicas durante o ano de 2024, de janeiro a dezembro de 2024. Gustavo Silva frisa que, por meio dessas capacitações, os profissionais se mantêm atualizados sobre as melhores práticas, inovações tecnológicas, protocolos de segurança e o manejo adequado de situações emergenciais. “Isso reduz os riscos de erros e otimiza os processos de trabalho, resultando no expressivo índice de satisfação dos usuários do HRPL.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500