HRPL oferece diversos serviços essenciais à população, como internações, consultas ambulatoriais, cirurgias, exames gerais a atendimentos de urgência e emergência
Por Pedro Amorim
21/01/2025 10h00
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, é referência em assistência de média e alta complexidade para a população da Região de Integração Rio Capim, no sudeste paraense. Em 2024, a unidade registrou mais de 177 mil atendimentos em diversos serviços essenciais, incluindo internações, consultas ambulatoriais, cirurgias, exames gerais e atendimentos de urgência e emergência. Além desses serviços, o HRPL também oferece intervenções em áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social.
A qualidade no atendimento reafirma o compromisso da unidade do Governo do Pará com a promoção da saúde e do bem-estar da população. Um dos resultados da eficiência da gestão é o índice de 97,83% de satisfação dos usuários.
Aprovação – O corretor de imóveis Antoniel Costa, 32 anos, deu entrada na unidade para realizar uma cirurgia para remoção da vesícula biliar (colecistectomia). “Minha estadia no Hospital tem sido ótima. Oferecem um atendimento de qualidade, humanizado, pois os profissionais são muito atenciosos conosco. A instituição está de parabéns pelo serviço prestado à população”, disse Antoniel.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a equipe multiprofissional do HRPL realizou 177.132 atendimentos, incluindo 3.660 internações; 17.817 consultas ambulatoriais; 5.043 cirurgias; 105.988 exames gerais; 3.700 atendimentos de urgência e emergência; 804 transfusões de sangue; 1.822 sessões de fonoaudiologia; 19.590 atendimentos de fisioterapia; 1.369 atendimentos de terapia ocupacional; 3.012 atendimentos de psicologia e 15.327 atendimentos no Serviço Social.
“No último ano, temos observado um crescimento significativo em nossa capacidade de atendimento e na qualidade dos serviços prestados. Isso se deve a um foco contínuo em estratégias de gestão, que priorizam a eficiência e a humanização no atendimento ao paciente. Estamos comprometidos em manter um ambiente hospitalar que não apenas atenda às demandas da população, mas que também promova a saúde e o bem-estar de todos os nossos colaboradores”, ressaltou a diretora-geral do HRPL, Gilvania Oliveira.
Ela acrescentou que os números resultam do esforço de toda a equipe, desde a administração até os profissionais da assistência, e ainda do apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Novo HRPL – O Governo do Estado segue investindo na ampliação da assistência à saúde com as obras do novo Hospital Regional Público do Leste (HRPL), que avançam para atender às demandas crescentes da região. A nova unidade contará com uma estrutura moderna e ampla, dispondo de 158 leitos, o que aumentará a oferta de serviços de média e alta complexidade oferecidos à população.
Com a inauguração, prevista para o segundo semestre de 2025, o atual Hospital Regional será integrado à rede municipal de saúde, otimizando a assistência em diferentes níveis de atendimento. A obra segue dentro do cronograma, a fim de fortalecer a saúde pública na região.
Investimento – No último ano, o Hospital Regional Público do Leste foi contemplado com novos equipamentos de raio-X e tomografia, entregues pelo Governo do Pará em agosto. Esses investimentos ampliaram a capacidade diagnóstica, elevando a qualidade dos serviços oferecidos.
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) manteve a certificação Acreditado Pleno – Nível II, destacando seu compromisso com a qualidade e segurança no atendimento. Avaliado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o HRPL atingiu 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente e 70% dos critérios da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para gestão integrada, reafirmando sua excelência e enfatizando o bem-estar dos usuários.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Sespa. O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500