Instituto Diretrizes recebe certificados da ONA por qualidade e segurança ao paciente em unidades gerenciadas

Documentos da Organização Nacional de Acreditação foram entregues à presidência,
diretoria e aos demais membros da equipe da matriz do ID, em São Paulo; certificações
serão encaminhadas às unidades hospitalares reconhecidas.

O diretor-financeiro Giancarlo da Silva, a presidente do Conselho de Administração do Instituto Diretrizes, Kátia Gregatti, e o diretor-executivo administrativo, José Augusto Florenzano Pinto, posam com os certificados das cinco unidades hospitalares acreditadas. Foto: Divulgação.

(São Paulo, junho de 2024) – O Instituto Diretrizes (ID) recebeu os certificados da
Organização Nacional de Acreditação (ONA) referentes às cinco unidades acreditadas
durante processo inédito de certificação em rede de serviços implementado pela
Organização Social de Saúde. A entrega dos documentos foi realizada no último dia 23 de
maio, na sede administrativa do ID, em Barueri (SP), e foi conduzida por Michel de Barros,
representante do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada
(IAC).

A acreditação comprova os padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão nas
unidades hospitalares gerenciadas: quatro situadas no Estado do Pará, na região Norte, e
uma em São Paulo, no sudeste brasileiro. A eficiência foi garantida a partir da
implementação da Rede Integrada de Gestão da Qualidade nessas instituições, e contou
com o IQG para a condução, implementação e acompanhamento dos processos e planos
de ação.

Os certificados foram recebidos pela presidente do Conselho de Administração, Kátia
Gregatti, bem como pelos diretores José Augusto Florenzano Pinto, Marcio Bettini, Marcelo
Fernandes, Giancarlo da Silva, Maílson Peixoto e demais membros da equipe da matriz do
ID.

Metodologia atestou a segurança e eficiência nas unidades gerenciadas pelo ID.

Em julho de 2023, iniciou-se o diagnóstico organizacional e estruturou-se o núcleo e as
equipes envolvidas no escopo do projeto. A partir de então, foram assinalados os fluxos de
integração de rede a fim de conectar as unidades com os objetivos e metas a serem
alcançados. Estabeleceram-se ainda os indicadores, ferramentas e o monitoramento dos
processos necessários ao planejamento estratégico para a oferta do cuidado centrado no
paciente, conforme a singularidade do perfil de referência de cada unidade.

O diretor operacional Marcio Bettini, o representante do IQG, Michel de Barros, o gerente médico da matriz, Antônio Pepe, o diretor administrativo, Marcelo Fernandes, e o diretor de implantação, Maílson Peixoto, posam com os certificados das cinco unidades hospitalares acreditadas em rede. Foto: Divulgação.

Ineditismo – As avaliações dos processos assistenciais e operacionais foram executadas
pela IAC e por equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Com validade de dois anos, as
certificações reconheceram a gestão de serviços de saúde, regidos pelos mais rigorosos
padrões de qualidade e segurança na assistência. A homologação das acreditações das
unidades verificadas ocorreu em abril deste ano e foi marcada pelo pioneirismo da
certificação em rede, envolvendo cinco unidades hospitalares gerenciadas pelo grupo.

No estado do Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém, e o
Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, foram
certificados como acreditado pleno. Já o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e
o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa (HRBT) foram acreditados no nível 1.
Situado na cidade de Barueri, em São Paulo, o Pronto-Socorro Arnaldo Figueiredo de
Freitas, também conquistou o selo nível 1.

Há mais de duas décadas, a ONA certifica Organizações de saúde e, de acordo com o
Superintendente Técnico da Organização, Dr. Péricles Cruz, a acreditação é um
reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões exigidos pela
metodologia. “O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não
configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são
visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”,
explicou o superintendente.

Gestão eficiente garante a qualidade dos serviços e a satisfação dos pacientes.

Para a presidente do Conselho de Administração do Instituto Diretrizes, Kátia Gregatti, o ID
valoriza a cultura do aperfeiçoamento contínuo, por meio da integração e padronização dos
processos. “A acreditação hospitalar envolve todos os agentes, desde o operacional à alta
gestão. Permite uma visão sistêmica e integrada dos setores dentro das instituições e
impulsiona tomadas de decisões consistentes para garantir a efetividade dos padrões
esperados e assim tornar a assistência cada vez mais qualificada e segura”.

“Celebramos as boas práticas e a busca incessante pela excelência dos serviços de saúde
nas unidades gerenciadas por esta Organização Social. Estamos avançando para garantir
uma assistência integral e focada no paciente, no aprimoramento do cuidado. Aproveitamos
a oportunidade para agradecer o compromisso de nossas lideranças que foram
fundamentais na execução das estratégias traçadas para reduzir riscos específicos, por
meio de cuidados de precaução e alcançarmos a maturidade processual e assistencial, que
permitem os serviços atuarem com total segurança, corroborando para a melhor experiência
dos usuários”, enfatizou a presidente.

Com o Projeto de Gestão Integrada em Rede de Serviços de Saúde do Instituto Diretrizes, o
processo de certificação evidenciou as conformidades da gestão organizacional, firmada na
qualidade, na segurança e no cuidado centrado no paciente assistido nas unidades
hospitalares gerenciadas pelo ID.

“O reconhecimento é mais que um selo. Estamos diante da ONA, uma entidade renomada
que avalia a qualidade assistencial, gestão de riscos, satisfação do usuário e a
responsabilidade social para com a população assistida em unidades de todo o território
nacional. A implementação do Projeto para a acreditação em rede não tem precedentes e
demonstra o quanto acreditamos no nosso modelo de gestão, que investe na capacitação
continuada dos profissionais e no aprimoramento contínuo das práticas, o que,
consequentemente, resulta na excelência dos processos de trabalho. Seguindo protocolos
rigorosos, beneficiamos aqueles que buscam a recuperação da saúde dentro dos padrões
de excelência”, afirmou o diretor-executivo administrativo, José Augusto Florenzano Pinto.

“A conquista da certificação pela Organização Nacional de Acreditação reconhece o
trabalho de uma grande equipe, sustentado pelo compromisso da Alta Gestão em seguir
padrões e requisitos definidos, promovendo qualidade e segurança na assistência à saúde.

Hoje, celebramos esse reconhecimento às cinco unidades que fazem parte do projeto de
Gestão Integrada em Rede do Instituto Diretrizes. Parabéns a todos os envolvidos pelo
engajamento, esforço e dedicação”, concluiu a gerente da Qualidade do Instituto Diretrizes,
Williane de Melo.

Confira a entrega das certificações das unidades acreditadas pela ONA:

Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) - Acreditado Nível II

O certificado do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, acreditado Nível II, foi entregue ao diretor administrativo da matriz, Marcelo Fernandes (à direita). Foto: Divulgação.

Hospital Regional Público do Leste (HRPL) - Acreditado Nível II

O certificado do Hospital Regional Público do Leste, acreditado Nível II, foi entregue ao diretor-executivo administrativo do ID, José Augusto Florenzano Pinto (à direita). Foto: Divulgação.

Hospital Regional do Baixo Tocantins - Santa Rosa - Acreditado Nível I

Membros da equipe da sede administrativa do Instituto Diretrizes posam com o certificado do Hospital Regional do Baixo Tocantins - Santa Rosa, acreditado Nível I. Foto: Divulgação.

Hospital Regional de Tucuruí - Acreditado Nível I

O certificado do Hospital Regional de Tucuruí, acreditado Nível I, foi entregue ao Diretor Marcio Bettini. Foto: Divulgação.

Pronto-Socorro Arnaldo de Figueiredo Freiras - Acreditado Nível I

O certificado do Pronto-Socorro Arnaldo de Figueiredo Freitas, acreditado Nível I, foi entregue ao diretor de implantação, Maílson Peixoto. Foto: Divulgação.

Sobre o ID – A Organização Social sem fins lucrativos Instituto Diretrizes atua no
gerenciamento e operacionalização de serviços de saúde pública. Por meio de mecanismos
inovadores, a OSS garante a assistência com reconhecida excelência organizacional nas 15
unidades gerenciadas pelo Instituto no País. O trabalho desenvolvido e acreditado reflete na
melhor experiência dos usuários nos hospitais administrados.

Colaboradores do setor financeiro da matriz prestigiaram a cerimônia de entrega e celebraram a conquista das certificações. Foto: Divulgação.
Equipe do setor de compras da sede administrativa do ID posa com as certificações das unidades acreditadas. Foto: Divulgação.
Equipe do setor administrativo da matriz também posou com os certificados das cinco unidades hospitalares acreditadas. Foto: Divulgação.
Membros dos setores de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da sede administrativa do ID comemoram a entrega das certificações. Foto: Divulgação.
Acompanhados do diretor José Florenzano (à esquerda) e da presidente Kátia Gregatti (ao centro), membros do setor jurídico posam com os documentos das acreditadas em rede. Foto: Divulgação.
O diretor executivo administrativo, José Augusto Florenzano (à esquerda); o gerente da Qualidade da matriz, Rhuan Marcuzzo; a gerente da Qualidade do ID, Williane de Melo; a gerente de Gestão de Desempenho, Thaiz Martin; e o gerente assistencial, Carlos Cassoli, posam com os certificados das unidades hospitalares acreditadas em rede. Foto: Divulgação.

Texto: Ellyson Ramos e Leila Cruz