ESTÁGIO: Hospital Regional Santa Rosa recepciona 1ª Turma de Acadêmicos de Enfermagem

23 acadêmicos do 9º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade ESAMAZ iniciam neste mês de abril o primeiro Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado no Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa.

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou a Integração Institucional e Setorial de 23 acadêmicos do 9º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade ESAMAZ, que iniciam neste mês de abril a 1ª Turma de Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado.

Durante a palestra de Integração Institucional e Setorial, realizada no auditório do Hospital Santa Rosa, os acadêmicos receberam orientações voltadas as normas e rotinas na unidade hospitalar. Na oportunidade, à equipe assistencial e administrativa; coordenações setoriais; enfermeiros, técnicos de enfermagem e os profissionais que compõem a equipe do Hospital Santa Rosa, se apresentaram aos estudantes, foram abordados ainda, temas voltados a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer a evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital e do Instituto Diretrizes – organização social que administra a unidade de saúde desde a sua inauguração, em 2020.

O Diretor Geral do Hospital Santa Rosa, Claudemir Guimarães, esclarece que, “essa integração com as faculdades são super importante, pois, os profissionais estarão integrados com a teoria da sala de aula e a prática nesta unidade hospitalar”. Recebendo as orientações necessárias de nossos profissionais experientes, que possui toda capacidade de repassar os conhecimentos vivenciados no dia a dia da unidade a eles. Fazendo, que estes possam, de fato, estar habilitados a cuidar dos pacientes, conforme as boas práticas assistenciais. “Ou seja, o HRBTSR, estará contribuindo para com toda a sociedade, ajudando a entregar profissionais preparados nos cuidados a saúde dos usuários”, garantiu o diretor.

A profissional em enfermagem do Núcleo de Educação Permanente – NEP, Roberta Carvalho, enfatizou, “a integração institucional e setorial dos estagiários em formação no Hospital Santa Rosa é um aspecto fundamental para o desenvolvimento profissional e o aprendizado, sendo o começo da integração do acadêmico ao convívio hospitalar, assim, juntos, buscarmos a excelência no atendimento humanizado dos pacientes, com toda segurança, ética e o sigilo profissional”, assentou.

Segundo Antonilda Pinheiro, auxiliar administrativa que compõem a equipe do NEP, “o processo de integração, visa uma compreensão mais abrangente das diferentes áreas e práticas no campo da enfermagem, preparando-os para enfrentar os desafios e demandas específicas diárias de cada setor”, ressaltou.

Anderson Pantoja, diretor de Enfermagem do Hospital Santa Rosa, avaliou que, “o início das atividades acadêmicas no Hospital Santa Rosa, reforça a importância da unidade hospitalar para a região, sendo um marco histórico do compromisso do governo do Pará, com as melhorias à saúde e atenção na educação”. O estágio de enfermagem visa a conexão entre ensino e saúde, consolidando profissionais mais capacitados, com senso crítico mais aguçado para os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. “É fundamental essa etapa que vem se construindo no Hospital Santa Rosa, nas atuações de saúde, para podermos entender as necessidades da população da região do Baixo Tocantins. Celebramos com o início do estágio, mais uma etapa de melhoria ao hospital, que venham muitas outras turmas em diversos cursos na área da saúde”, assegurou Anderson Pantoja.

A estudante de enfermagem, Rillary Rodrigues Maués, aguarda apreensiva o começo do estágio. “Estamos no 9º semestre, este é um momento fundamental na nossa formação profissional. Aqui no Hospital Santa Rosa somos a turma pioneira, na prática de formação profissional, seguiremos com dedicação todas as rotinas dos atendimentos, desde o acolhimento, até a alta médica, além de podermos vivenciar experiências em uma unidade de referência a toda a região do Baixo Tocantins, com profissionais capacitados e comprometidos com o bem-estar de todos os usuários”, enfatizou a estagiária.

O HOSPITAL – Referência em atendimentos de média e alta complexidade na região do Baixo Tocantins, o Hospital Regional Santa Rosa, HRBTSR, é administrado pelo Instituto Diretrizes, em gestão compartilhada com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Texto: Wellington Hugles/ASCOM/HRBTSR

Texto de Pedro Amorim