Projeto do Oncológico Infantil promove valorização dos colaboradores

Por meio do ‘Cuidando de Heróis’, Hospital promove ações de beleza e de bem-estar destinada aos profissionais de todos os setores

Servidores do Hospital Oncológico Infantil recebem cuidados para desenvolver melhor seu trabalho junto aos pacientes

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu mais uma edição do projeto “Cuidando de Heróis”, desenvolvido pelo setor de Humanização, em parceria com o voluntariado da instituição.

O projeto fomenta a valorização dos profissionais atuantes nos setores administrativos e assistenciais da unidade de Saúde. A ação enfatiza o reconhecimento pela dedicação diária em prestar uma assistência de excelência a crianças e adolescentes em enfrentamento do câncer infantojuvenil.

“Estes momentos são muito importantes, criam um ambiente favorável para a realização das nossas atividades diárias. E também evidenciam que a gestão não se preocupa somente com a produtividade, mas com o nosso bem-estar. Certamente, quando estamos relaxados, conseguimos entregar uma assistência com mais qualidade”, afirmou a técnica de enfermagem, Laiza Queiroz, de 33 anos.

A coordenadora de humanização do Hoiol, Natacha Cardoso, destaca que a humanização é um dos principais valores do hospital. Mensalmente, um grupo de trabalho composto por cerca de 30 membros se reúne com o intuito de elaborar ações e projetos de melhorias contínuas com base nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde

“A valorização do trabalho e do trabalhador é uma dessas diretrizes. Então, pensando em  melhorar o ambiente de trabalho e a saúde dos nossos profissionais que tratam de outras pessoas e, portanto, lidam com situações de estresse, adoecimento e perdas, organizamos essas ações de cuidado. A ideia é promover o bem-estar, o acolhimento e permitir que o colaborador  alivie o estresse e cuide da saúde mental”, explicou Natacha.

Professora de estética e pós-graduada em dermoestética pela Esamaz Tec, Darlene Mendes é voluntária há seis anos no Hoiol e trouxe serviços de estética para os colaboradores. “Sabemos o compromisso diário de cada um com essas crianças, então, ficamos muito felizes em manter esta parceria. Essa é uma ação social em que trazemos as alunas para fazer uma aula extraclasse, na qual oferecemos limpeza facial associada à drenagem linfática facial. Isso proporciona um detox e sensação de relaxamento para os profissionais de saúde, assim como contribui com o aprendizado dos nossos alunos”, disse.

Para Anderson Oliveira, técnico de enfermagem na instituição, a programação revitaliza a autoestima dos colaboradores. “Passamos o dia empenhados em prestar a melhor assistência a cada paciente e, receber essa ação dentro do hospital só mostra que há preocupação e cuidado com a equipe. E isso é muito gratificante e recompensador”, concluiu o profissional de saúde.

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e de estados vizinhos.

Serviço:

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo fica na travessa 14 de Abril, nº 1.394, no bairro São Brás, em Belém.