Por meio do ‘Cuidando de Heróis’, Hospital promove ações de beleza e de bem-estar destinada aos profissionais de todos os setores
Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu mais uma edição do projeto “Cuidando de Heróis”, desenvolvido pelo setor de Humanização, em parceria com o voluntariado da instituição.
O projeto fomenta a valorização dos profissionais atuantes nos setores administrativos e assistenciais da unidade de Saúde. A ação enfatiza o reconhecimento pela dedicação diária em prestar uma assistência de excelência a crianças e adolescentes em enfrentamento do câncer infantojuvenil.
“Estes momentos são muito importantes, criam um ambiente favorável para a realização das nossas atividades diárias. E também evidenciam que a gestão não se preocupa somente com a produtividade, mas com o nosso bem-estar. Certamente, quando estamos relaxados, conseguimos entregar uma assistência com mais qualidade”, afirmou a técnica de enfermagem, Laiza Queiroz, de 33 anos.
A coordenadora de humanização do Hoiol, Natacha Cardoso, destaca que a humanização é um dos principais valores do hospital. Mensalmente, um grupo de trabalho composto por cerca de 30 membros se reúne com o intuito de elaborar ações e projetos de melhorias contínuas com base nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde
“A valorização do trabalho e do trabalhador é uma dessas diretrizes. Então, pensando em melhorar o ambiente de trabalho e a saúde dos nossos profissionais que tratam de outras pessoas e, portanto, lidam com situações de estresse, adoecimento e perdas, organizamos essas ações de cuidado. A ideia é promover o bem-estar, o acolhimento e permitir que o colaborador alivie o estresse e cuide da saúde mental”, explicou Natacha.
Professora de estética e pós-graduada em dermoestética pela Esamaz Tec, Darlene Mendes é voluntária há seis anos no Hoiol e trouxe serviços de estética para os colaboradores. “Sabemos o compromisso diário de cada um com essas crianças, então, ficamos muito felizes em manter esta parceria. Essa é uma ação social em que trazemos as alunas para fazer uma aula extraclasse, na qual oferecemos limpeza facial associada à drenagem linfática facial. Isso proporciona um detox e sensação de relaxamento para os profissionais de saúde, assim como contribui com o aprendizado dos nossos alunos”, disse.
Para Anderson Oliveira, técnico de enfermagem na instituição, a programação revitaliza a autoestima dos colaboradores. “Passamos o dia empenhados em prestar a melhor assistência a cada paciente e, receber essa ação dentro do hospital só mostra que há preocupação e cuidado com a equipe. E isso é muito gratificante e recompensador”, concluiu o profissional de saúde.
Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e de estados vizinhos.
Serviço:
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo fica na travessa 14 de Abril, nº 1.394, no bairro São Brás, em Belém.
Uma organização social. sem fins lucrativos, que atua na gestão de unidades de saúde.
Matriz – Sede Administrativa
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 8:00 às 17:00