Em Belém, Hospital Oncológico Infantil homenageia profissionais de higienização

Reconhecimento integrou programação alusiva ao 16 de maio, data dedicada aos profissionais da limpeza

Coordenadora da NGP do Hoiol e a auxiliar de higineização e limpeza, Jéssica Rodrigues.

O ambiente hospitalar é um local com grande fluxo de pessoas, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, um cenário propício para a proliferação de agentes causadores de doenças. Nesse contexto, os protocolos de limpeza e desinfecção são fundamentais para garantir a segurança das crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. 

E, nesta terça-feira (16), Dia  do Profissional da Limpeza, o Núcleo de Gestão de Pessoas e o setor de Hotelaria do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu, uma tarde de homenagens para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos 44 auxiliares de limpeza e higienização da casa de saúde.  

Para o supervisor de hotelaria do Hoiol, Luís Victor Andrade, o momento de comemoração e descontração teve por intuito fortalecer o vínculo entre colaborador e o hospital gerenciado pelo Instituto Diretrizes. “A ação fortalece o sentimento de pertencimento do colaborador para com a instituição e garante um processo de higienização da unidade mais harmonioso, seguro e de maior qualidade para todos os usuários, acompanhantes e colaboradores”, afirmou. 

Após a dinâmica realizada pelos propositores do evento, um recado era entregue aos colaboradores atuantes na higienização, reconhecimento ao esforço empregado no desenvolvimento das atividades diárias. “Quem não gosta de ser lembrado? Eu já trabalhei em várias áreas e nunca tive um momento como esse, de lazer, de descontração. Eu agradeço muito aos gestores e organizadores, pois foi um momento leve, divertido e muito importante para a nossa equipe”, afirmou a auxiliar de higienização e limpeza, Jéssica Rodrigues.

Após a dinâmica realizada pelos propositores do evento, um recado era entregue aos colaboradores atuantes na higienização

O auxiliar de higienização e limpeza Waldinei Santos, de 44 anos, parabenizou a diretoria e afirmou estar orgulhoso por contribuir com a manutenção de um ambiente hospitalar mais seguro e acolhedor. “Eu gostei do evento, achei muito importante ser reconhecido. É uma profissão que a gente procura dar o nosso melhor a cada dia para atender às nossas crianças. É um ponto muito importante da direção do hospital lembrar do nosso trabalho, porque a gente espera sempre que o usuário tenha o melhor ambiente, o melhor tratamento e que eles possam se sentir acolhidos por todos”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Tânia Silva, destaca

que o hospital atende uma demanda de alta complexidade em oncologia, portanto os cuidados são redobrados. Conforme explica, cada ambiente demanda técnicas de limpeza específicas, produtos adequados e mão de obra qualificada.

“Às vezes, na correria do dia a dia, não paramos para refletir o quanto o trabalho desenvolvido pelos profissionais da higienização é importante para qualidade e segurança da assistência. As nossas crianças e adolescentes são imunossuprimidos devido a doenças hematológicas graves e ao próprio tratamento quimioterápico, por isso é realizado um trabalho minucioso”, afirmou Tânia Silva.

Leila Cruz com informações de Ellyson Ramos / Ascom Hoiol