As pessoas são o maior capital de uma empresa, é com essa premissa que o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), criou o “Tardezinha Com a Diretoria” em novembro de 2022. Agora, o projeto está na segunda edição e busca aproximar a gestão dos colaboradores, por meio de uma comunicação aberta. Um espaço de acolhimento, escuta e incentivo ao desenvolvimento de novas práticas em saúde, recebimento de sugestões de melhorias para os fluxos e processos do hospital.
“A comunicação em equipe é essencial para o desenvolvimento dos profissionais. É uma oportunidade para que eles possam compartilhar preocupações, propor soluções, expor ideias e explicar estratégias de forma mais clara e efetiva. O momento também nos permite analisar metas e definir novas ações. É por meio desse contato presencial que conseguimos manter nossos colaboradores engajados e interagindo constantemente”, ressaltou a diretora-geral do Hoiol, Sara Castro.
O encontro é realizado mensalmente com todas as diretorias (Geral, Administrativa, Assistencial e Operacional), a fim de agregar mais informações nas devolutivas aos participantes, segundo informou a supervisora do NGP, Tânia Silva. “Após o Instituto Diretrizes assumir a gerência do hospital, percebemos a necessidade de fortalecer o vínculo com nossos profissionais e apontar a importância do trabalho de cada um para a obtenção de melhores resultados em prol de uma assistência de excelência em benefício dos nossos pacientes”, ressaltou.
O nome do projeto faz alusão à logomarca do hospital, representada pelo sol. Entretanto, as reuniões serão realizadas em todos os turnos de trabalho: manhã, tarde e noite. “Os colaboradores se sentem reconhecidos porque saem com uma resposta. Mesmo quando não é possível dar seguimento a um determinado projeto, recebem uma justificativa, existe um feedback. Registramos tudo em ata para que as devolutivas sejam repassadas em um próximo momento, conforme andamento e conclusão da ação”, enfatizou Tânia Silva.
Atualmente, o Hospital Octávio Lobo dispõe de 452 colaboradores lotados nas áreas administrativa e assistencial. As inscrições são abertas a todos, independente do cargo e função exercidos, inclusive prestadores de serviços são convidados a participarem desse momento de alinhamento institucional. São disponibilizadas (08) oito vagas, a cada mês, para que seja possível a aproximação desejada. Essa prática tem estimulado os profissionais a buscarem estratégias para contribuírem nos processos de tomadas de decisão e no planejamento de ações destinadas à resolução de problemas.
Uma experiência aprovada pela auxiliar administrativa Thatiane Borges, que apresentou questões pertinentes às precauções de contato. Contudo, durante o encontro soube que a diretoria assistencial junto à Comissão de Controle à Infecção Hospitalar já está finalizando a atualização do fluxo para esse perfil de paciente.
“Achei o diálogo muito produtivo, é uma oportunidade de nós colaboradores conhecermos os nossos diretores, os quais abrem as portas para trazermos melhorias para o local onde estamos lotados. Os demais colegas também trouxeram pautas e todos recebemos as orientações específicas sobre o que devemos fazer para obter os recursos necessários à implantação dessas melhorias”, contou.
Texto: Leila Cruz- Ascom Hoiol
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500