Agentes da Transformação’: Cabelos e Lenços são doados para pacientes em tratamento na Unacon, em Tucuruí

Com a finalidade de colaborar com os pacientes na recuperação da autoestima no momento em que eles passam por situação vulnerável no tratamento oncológico através de quimioterapia no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí. A gerência da instituição bancária SICREDI, em Tucuruí, realizou a doação de cabelos e lenços a coordenação da               Unidades de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon. 

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, em Tucuruí (PA), administrado pelo Instituto Diretrizes, vem realizando periodicamente a entrega de perucas, lenços e turbantes para as pacientes em tratamento quimioterápico na unidade.  

As doações são resultados do Projeto ‘Agentes da Transformação’, desenvolvido pela equipe de Humanização do Complexo Hospitalar HRT e Unacon, que busca, conscientizar a sociedade para a prática solidária da doação de cabelos, que após serem recebidos na unidade, são encaminhados à Organização Não Governamental ‘Espaço Acolher’, que confecciona perucas para pacientes com câncer e também para mulheres e meninas vítimas de escalpelamento.  

A ação está sendo possível, graças à parceria celebrada entre a Santa Casa de Misericórdia do Pará e a ONG ‘Espaço Acolher’, que produz as perucas a partir dos cabelos doados. 

Segundo a Coordenadora de Enfermagem da Unacon, em Tucuruí, Enfermeira Samara Nunes, foi através do Projeto ‘Agentes de Transformação’, que a população tucuruiense abraçou a causa, e vem realizando a doação de cabelos e mechas. “Está sendo positiva a receptividade da comunidade de Tucuruí com o objetivo do projeto, estamos recebendo muitas doações de mechas e cabelos em nossa unidade, utilizados na preparação das perucas. Mas, é vital que essas doações sejam ampliadas, pela população dos municípios vizinhos da Unacon, pois assim, poderemos proporcionar as nossas pacientes em tratamento, que se sintam melhor, pois a primeira coisa que elas imaginam é a perda do cabelo, e com esses donativos, está sendo possível a confecção das perucas, e assim, elevar a autoestima delas. Por isso, é muito importante estas doações, para podermos manter o nosso banco de perucas, com um quantitativo necessário, com mais beleza e qualidade”, ressaltou a enfermeira. 

O Diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, Enfermeiro Lucas Urel, agradeceu a doação realizada pela empresa Sicredi, “ações como esta, vem atender as necessidades que nossas pacientes enfrentam durante o tratamento oncológico, que ocasiona na maioria das vezes, a queda dos cabelos, sendo que: perucas, lenços e os turbantes, aumentam potencialmente a autoestima de nossas pacientes durante o tratamento quimioterápico”, destacou o diretor. 

 

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/UNACON 

Fotos: Divulgação ASCOM/UNACON