Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, realizou a abertura da 1ª SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Instituto Diretrizes, em gestão compartilhada com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), por meio do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, realizou a abertura da 1ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem como tema, “Quem Semeia Segurança, Colhe Qualidade de Vida”, a programação voltada aos servidores e colaboradores, se estenderá até a sexta-feira (16) e está sendo coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).  

Esta é a primeira edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Complexo Hospitalar de Tucuruí, a abertura oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (13), no auditório do hospital, pelo Diretor-Geral do HRT/Unacon, Enfermeiro Lucas Evangelista Urel, que falou do compromisso de proporcionar a todos os servidores e colaboradores a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. “Temos o compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos profissionais, servidores e colaboradores, disseminando através de palestras e orientações educativas os conhecimentos da política internada voltada para a segurança dos nossos servidores e colaboradores, para que eles possam desempenhar suas atividades profissionais com conhecimento adequado, com segurança e assim melhorando a assistência aos pacientes internados no hospital”, concluiu Lucas Urel. 

A Médica Infectologista, Henriana Soares Serra, palestrou aos servidores e colaboradores, abordando a temática, Riscos de Contaminação e Profilaxia Pós-Exposição.  

A programação seguiu pela tarde com a palestra sob os Riscos de Contaminação e Profilaxia Pós-Exposição, proferida pela Drª. Fabiane Cristina Lopes Gonçalves, Psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucuruí – CTA.  

A noite, as equipes do SESMT e CIPA, realizaram “Blitzs Educativas” nos setores de trabalho do Complexo Hospitalar, levando a todos os servidores e colaboradores, as informações sobre o NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, encerrando o primeiro dia de programação. 

A 1ª SIPAT, se estenderá até a próxima sexta-feira (16), promovendo diversas palestras sob os temas: Riscos de Contaminação e Profilaxia Pós-Exposição; Alimentação Saudável; Segurança e Educação no Trânsito e o Combate a Princípios de Incêndio – Teoria e Prática, além de blitzs educativas com as temáticas: NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) e Fluxo de Acidentes no Trabalho no Complexo HRT/Unacon. 

A médica infectologista, Henriana Serra, esclareceu que a Sipat, tem o objetivo de ampliar a cultura de segurança entre os servidores e colaboradores do hospital, melhorando a qualidade do atendimento dos pacientes, levando a população cada vez mais uma saúde de qualidade e humanizada. “Durante a nossa palestra relembramos as práticas seguras nas atividades profissionais, para evitar acidentes com exposição a materiais biológicos, e as medidas necessárias de profilaxia, pós-exposição, com isso, intensificamos os cuidados necessários para evitar acidentes durante as atividades diárias com a possibilidade de contaminação por qualquer doença através de exposição ao sangue”, concluiu a médica. 

 

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT

Fotos: Rol Louzada – – ASCOM/HRT