Organização nacional mantém certificação para Hospital Regional, em Paragominas

Entidade reconheceu o cumprimento de padrões na assistência aos usuários na unidade hospitalar do sudeste paraense

O Hospital Regional Público do Leste, no município de Paragominas, no sudeste do Pará, manteve em agosto a certificação de manutenção de Acreditação Plena nível 2, emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em reconhecimento à continuidade dos padrões de qualidade e segurança assistencial aos usuários, e ao desenvolvimento dos processos assistenciais de forma integrada.

A certificação ONA II ou Acreditado Pleno, como é chamado tecnicamente, é atribuída às instituições de saúde que cumprem minimamente 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente e 70% dos padrões ONA de gestão integrada. O HRPL foi submetido ao processo de recertificação, por meio da metodologia utilizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

A melhoria contínua do atendimento seguro, humanizado e de qualidade beneficia uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, de 23 municípios, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor Assistencial do HRPL, Clóvis Guse, vários desafios foram superados para manter o Hospital acreditado em nível II, como interação entre os processos, efetiva comunicação entre os profissionais de saúde e gestão integrada.

“A manutenção do certificado de Qualidade ONA II só foi possível graças ao empenho e à dedicação da equipe multidisciplinar em dar continuidade aos processos de melhoria, resultando na tão esperada conquista, que reflete sobremaneira na qualidade da assistência à saúde disponível na unidade. A manutenção do HRPL como Hospital Acreditado Pleno assegura que os nossos processos são seguros, com qualidade e investimentos na melhoria contínua dos serviços disponíveis”, declarou o gestor.

Valorização – Para o secretário Rômulo Rodovalho, a certificação ratifica o empenho da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) com a rede de saúde no território paraense. “É importante valorizar todo o esforço realizado pela equipe do Hospital pela conquista da reacreditação. A Sespa preza pelo cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, disse o secretário.

Sérgio Raimundo Duarte da Fonseca, 35 anos, morador de Castanhal, está internado  no HRPL, vítima de acidente de trânsito, que o deixou com uma fratura exposta no fêmur. Ele foi submetido a duas cirurgias. Segundo a esposa de Sérgio, Andriele Daiane Teixeira Duarte, “o atendimento de todos é muito bom. Os médicos atendem super bem; nunca ficou nada pendente. O pessoal da enfermagem é muito atento. A alimentação é boa. A nota que dou ao HRPL é 10”.

Em evento comemorativo pela conquista da manutenção certificação ONA 2 e pelo aniversário do HRPL, o diretor-geral Mailson Peixoto agradeceu o empenho de todos os envolvidos na conquista. “Agradeço imensamente a oportunidade de fazer parte deste grandioso projeto. E ainda agradeço a todos os colaboradores e demais profissionais que fazem parte do HRPL. Agradeço a confiança, o apoio, o suporte e a oportunidade de aprender e crescer sempre. O Instituto Diretrizes comemora em Paragominas o primeiro Certificado de Acreditação para um projeto administrado”, ressaltou o diretor-geral.

HRPL – O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de  Saúde Pública (Sespa).

O Hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual. 

SERVIÇO

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739.1046 / 3739.1253 / 3739.1102.

Texto de Joelza Silva

Para agir rapidamente frente os quadros de deterioração (piora) de condições clínicas em Enfermaria, o Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), em Paragominas, por meio da diretoria Técnica, elaborou e gerencia o Protocolo do Time de Resposta Rápida – TRR, visando a assegurar que qualquer paciente seja devidamente identificado e tratado na vigência de emergência, urgência ou demais intercorrências médicas, mesmo na ausência do médico titular, sem a anuência prévia do mesmo.

O Time de Resposta Rápida (TRR) surgiu nos anos 1990, na Austrália, com o objetivo principal de evitar a deterioração clínica do paciente. A intenção é atuar de forma a intervir de modo ativo em conjunto com a equipe multiprofissional no atendimento clínico ao paciente e, desta forma, contribuir na implementação e nas melhorias na qualidade e segurança nas Unidades.

Esse método utiliza sistema de códigos para acionamento do TRR, sendo eles o Código Azul, Atendimento de PCR – Fluxo de Atendimento Código Azul, e o Código Amarelo relacionado às Emergências e Urgências – Fluxo de Atendimento Código Amarelo. O Protocolo TRR tem como objetivos, difundir conhecimento; padronizar atendimento; identificar precocemente a necessidade do TRR; tratar precocemente o paciente que necessita dessa estratégia; diminuir morbidade e mortalidade e racionalizar recursos diagnósticos e terapêuticos.

O TRR visa a identificar e tratar precocemente os pacientes que apresentam deterioração clínica (piora do estado de saúde) ou estão em risco de morte fora do ambiente da UTI. O intensivista reforça que a segurança do paciente tornou-se indispensável para o sistema de saúde, portanto iniciativas vêm sendo implantadas, no decorrer dos anos, com vistas a reduzir os eventos adversos.

“A atuação TRR consolida-se como estratégia para prover atendimento ao paciente que apresente sinais de deterioração clínica no setor de Internação Geral em hospitais. Esse protocolo é aplicado nos setores abertos tais como Clinica Cirúrgica, Clinica Médica, Centro Cirúrgico, Tomografia, Ambulatório e Pronto Atendimento do HRPL”, destaca Lelyson Maciel.

Ainda segundo o médico, estudos evidenciaram que a PCR é precedida de deterioração clínica, em média de 6 a 8 horas antes do evento, por isso, diversos fatores clínicos como, por exemplo, classificação de mews, que é um conjunto de orientações sobre risco clínico do usuário, de acordo com o local onde ele está internado, norteiam a atuação da equipe multiprofissional do TRR.

O operador de trator de Paragominas, Matheus Rodrigues da Silva, foi admitido no HRPL com politraumatismo proveniente de acidente de moto, que o levou a  internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, onde foi submetido à traqueostomia para melhora do padrão respiratório do usuário.
 
A atuação da equipe do TRR aconteceu nesse período de internação do usuário nesse setor, quando a cânula colocada durante o procedimento começou a  externalizar e, nesse momento, o usuário começou a ter dificuldades respiratórias. Por conta do quadro Clínico apresentado naquele momento, a equipe multiprofissional que compõe o TRR foi acionada. 

Entre os profissionais que assistiram o usuário, estavam as equipes de Cirurgia Geral, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, para atender o usuário verificar sobre qual seria o melhor tratamento referente à decanulação.

Segundo o usuário, a assistência prestada pelo TRR o ajudou muito, pois todos os profissionais lhe atenderam muito bem.

“Nesse momento que passei na UTI, depois do atendimento que recebi da equipe Multiprofissional, me senti muito bem e mais confortável. Estive no Porto Atendimento, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica e na UTI, onde fiquei mais tempo, e a assistência rápida desses profissionais com relação à decanulação contribuiu muito com a melhora do meu estado de Saúde”, reconhece o usuário.
 
Mateus informou que no momento do processo de teve alta da Clínica Cirúrgica, foi atendido novamente pela equipe multiprofissional pelo TRR, formada, nesse caso, por fonoaudiólogo, fisioterapeuta e equipe médica, que a oportunidade orientou usuário e cuidador sobre como proceder em casa, no pós-alta. A diretoria do HRPL também esteve presente nesse momento tão esperado pelo usuário e seus familiares.

HRPL – O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, no município de Paragominas. A unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (Indsh), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Hospital presta assistência de média e alta complexidades para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual.

SERVIÇO

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739.1046 / 3739.1253 / 3739.1102.

Texto de Joelza Silva / Ascom HRPL