Hospital Oncológico Infantil conquista o mais alto reconhecimento da Acreditação ONA

Hospital Oncológico Infantil conquista o mais alto reconhecimento da Acreditação ONA Após rigorosa avaliação conduzida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), a unidade conquistou a certificação ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência Por Leila Cruz19/06/2026 13h35 A conquista é resultado do trabalho integrado de profissionais que consolidaram uma cultura de qualidade, segurança e melhoria contínua na assistência oncológica pediátrica. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Nos corredores onde o lúdico abraça a medicina de alta complexidade, uma nova conquista redefine os parâmetros da oncologia pediátrica no Norte do País. O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, alcançou o topo do pódio da qualidade hospitalar ao receber a certificação de Acreditado com Excelência, o Nível 3, grau máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento aponta a segurança na operacionalização dos processos e a eficiência na gestão, apoiados por rigor técnico para promover a assistência dos pacientes. Para atingir esse patamar, o hospital foi submetido a uma análise detalhada de evidências de conformidade, preconizadas pelas diretrizes internacionais de saúde. A avaliação foi realizada pela equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) pela ONA. Da triagem inicial à administração de quimioterápicos de alta vigilância, cada protocolo foi testado, provando que o foco permanente na melhoria contínua deixou de ser uma meta de planejamento para se tornar a cultura da instituição. “A certificação recebida é muito importante para a saúde pública do Pará e para a assistência oncológica pediátrica. Esse reconhecimento atesta o compromisso permanente da equipe com a segurança do paciente, a excelência dos processos e a qualidade do cuidado prestado às nossas crianças e adolescentes. O resultado é fruto do trabalho integrado de profissionais dedicados e dos investimentos contínuos do Governo do Estado no fortalecimento da rede assistencial de saúde, garantindo um atendimento, cada vez mais, humanizado, eficiente e alinhado aos mais elevados padrões nacionais de qualidade”, destacou o titular da Sespa, Ualame Machado. Engajamento das lideranças e fortalecimento da gestão por indicadores foram alguns dos diferenciais destacados pelos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Para Marcio Bettini, diretor-geral corporativo do Instituto Diretrizes (ID), organização social de saúde que administra a unidade em parceria com a Sespa, “a consolidação dos padrões ONA é consequência de uma transformação profunda que acontece na ponta, onde ocorre a assistência, traduzida em respeito, dignidade e, acima de tudo, segurança”. “Ao atestar não apenas a segurança clínica, mas também a inteligência nos processos de retaguarda, a validação externa consolida o Hospital Octávio Lobo como uma referência nacional em gestão pública sustentável. É o atesto de que, mesmo diante dos desafios geográficos e sociais da região amazônica, é possível entregar uma medicina pública com o mesmo padrão ouro dos maiores centros hospitalares privados do Brasil”, concluiu Bettini. A acreditação ONA Nível 3 reconhece a eficiência dos processos e a capacidade de transformar resultados em valor real para o paciente oncológico. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol A diretora-geral da unidade, Sara Castro, destaca que receber o selo de excelência insere o hospital em um grupo seleto de instituições de saúde no País. “Investimos muito no desenvolvimento das lideranças, no fortalecimento da comunicação e no envolvimento das equipes nos processos de melhoria. Criamos um ambiente onde as pessoas passaram a enxergar valor nos indicadores, nos protocolos e na gestão de riscos. Não como burocracia, mas como ferramentas para cuidar melhor. Tenho muito orgulho do time que construímos”, ressaltou. “Para o Hoiol, esse reconhecimento marca um capítulo muito importante da nossa história. É a validação de anos de dedicação, aprendizado, superação de desafios e fortalecimento de uma cultura baseada na qualidade e na melhoria contínua. Já para a saúde pública do Pará, demonstra que é possível alcançar os mais altos padrões de excelência dentro do SUS (Sistema Único de Saúde), e oferecer uma assistência com segurança, processos bem estruturados e equipes comprometidas com resultados cada vez melhores”, complementou a gestora. A conquista do padrão Ouro da ONA simboliza a consolidação de uma cultura institucional baseada em excelência, inovação e compromisso com a saúde pública do Pará. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Sara Castro destaca ainda que a conquista representa um novo começo. “Agora temos a responsabilidade de continuar evoluindo, inovando e fortalecendo tudo o que construímos até aqui. Ver nossos profissionais defendendo a cultura da qualidade, propondo melhorias e assumindo protagonismo, demonstra que alcançamos algo maior do que uma certificação, consolidamos uma cultura. Tenho convicção de que, ao lado de uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz, continuaremos escrevendo capítulos ainda mais importantes para o Hospital e para a saúde pública do Pará”, afirmou. Gestão orientada por indicadores e foco no paciente A acreditação ONA nível 3 reflete um modelo de gestão que une dados estatísticos e excelência no cuidado, conforme explica a gestora de Qualidade do Hoiol, Arline Faccin. “Um exemplo prático é o monitoramento da Lei dos 60 dias, que garante o início do tratamento oncológico em até dois meses após o diagnóstico. A análise sistemática dos dados permite identificar gargalos e implementar ações corretivas, como uma maior integração entre as equipes e o monitoramento próximo dos casos. Como resultado da eficácia dessas medidas, a instituição alcançou 99% de conformidade no cumprimento da lei.” A conquista do padrão Ouro da ONA simboliza a consolidação de uma cultura institucional baseada em excelência, inovação e compromisso com a saúde pública do Pará. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Durante o processo, as visitas in loco e a análise de dados do Núcleo de Segurança do Paciente comprovaram a adesão prática do hospital às Metas Internacionais de Segurança do Paciente. O monitoramento contínuo de indicadores e a análise da gestão de riscos, governança clínica, capacitação e cultura de segurança reforçaram que a excelência institucional vai além dos manuais, reflete-se na integração diária dos setores e na capacidade de transformar resultados em valor real para o paciente oncológico. Ainda segundo Arline, os indicadores assistenciais apontaram uma evolução consistente. “Em 2026, a média do tempo para início do tratamento quimioterápico alcançou 0,5 dia.
HRPL reforça segurança na assistência com treinamento sobre uso seguro de medicamentos

HRPL reforça segurança na assistência com treinamento sobre uso seguro de medicamentos Unidade promoveu treinamento sobre a Meta 3 das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que busca Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos Por Pedro Amorim17/06/2026 19h47 Foto: Divulgação Garantir que cada paciente receba o medicamento correto, na dose adequada e no momento certo é uma das principais estratégias para prevenir eventos adversos e promover uma assistência mais segura. Com esse objetivo, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL) realizou, nos dias 15 e 16 de junho, o treinamento sobre a Meta 3 das Metas Internacionais de Segurança do Paciente: Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos. A capacitação, conduzida pela equipe de Farmácia da unidade, foi direcionada aos profissionais assistenciais e teve como foco o fortalecimento da cultura de segurança do paciente e a promoção do uso racional de medicamentos. Para o farmacêutico clínico Breno Wendell Sousa Bezerra, investir na qualificação contínua das equipes é uma estratégia fundamental para garantir uma assistência cada vez mais segura e eficiente. “O processo medicamentoso é uma das etapas mais sensíveis dentro da assistência hospitalar. Qualquer falha, seja na prescrição, dispensação ou administração, pode gerar impactos graves ao paciente. Por isso, capacitar a equipe assistencial não é uma ação pontual, mas uma estratégia contínua de segurança. Nosso objetivo é aproximar a prática diária dos protocolos institucionais, fortalecer a tomada de decisão clínica e incentivar a reflexão sobre a segurança dos processos que realizamos diariamente”, destacou. Entre os assuntos discutidos estiveram o fluxo seguro do medicamento, a identificação de medicamentos potencialmente perigosos (MPP), a padronização de processos, o controle de medicamentos sujeitos à Portaria nº 344/98, além da importância da rastreabilidade e do cumprimento dos protocolos institucionais, manuais e diretrizes assistenciais. Aprovação – Internado no HRPL após sofrer um acidente automobilístico, o gari Ademar Almeida de Andrade, de 60 anos, destaca a qualidade da assistência recebida durante sua recuperação na unidade. Segundo ele, desde sua chegada ao hospital foi acolhido de forma atenciosa e respeitosa pela equipe multiprofissional. “O acolhimento é muito bom. Fui bem recebido e bem cuidado por todos”, afirmou. Satisfeito com a assistência recebida, Ademar afirma que recomendaria o hospital para outras pessoas. “Me sinto seguro durante o atendimento. De modo geral, os serviços do hospital são muito bons”, disse. Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará e está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 580 3291.
Complexo de Saúde de Cajamar conquista acreditação ONA e alcança reconhecimento internacional de qualidade

Complexo de Saúde de Cajamar conquista acreditação ONA e alcança reconhecimento internacional de qualidade Certificação atesta a excelência dos serviços, a segurança dos pacientes e a eficiência da gestão na rede municipal de saúde Por Prefeitura de Cajamar15/06/2026 14h41 Certificação atesta a excelência dos serviços, a segurança dos pacientes e a eficiência da gestão na rede municipal de saúde O Complexo de Saúde de Cajamar alcançou um importante reconhecimento ao conquistar a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), certificação que valida a qualidade e a segurança dos serviços prestados e possui reconhecimento internacional. A acreditação é concedida a instituições que atendem rigorosos critérios de gestão, assistência e segurança do paciente, comprovando o compromisso com a melhoria contínua dos processos e com a excelência no atendimento oferecido à população. O Complexo de Saúde reúne diversos serviços especializados que desempenham papel fundamental no atendimento aos moradores de Cajamar. Entre eles estão o CER II (Centro Especializado em Reabilitação), a Central do SAMU, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Hemodiálise e os serviços de diagnóstico por imagem, que incluem Ressonância Magnética, Raio-X, Ultrassonografia e Mamografia. A estrutura também oferece Oxigenioterapia Hiperbárica, tratamento de alta complexidade utilizado em diferentes condições clínicas, e seguirá ampliando sua capacidade assistencial com a instalação de um tomógrafo próprio, que proporcionará mais agilidade e autonomia aos atendimentos realizados na rede municipal. Além dos serviços de assistência à saúde, o Complexo abriga a Secretaria Municipal de Saúde, concentrando as atividades de planejamento, gestão e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao setor. A conquista da acreditação ONA é resultado dos investimentos realizados pela Administração Municipal, da dedicação das equipes de saúde e do constante aperfeiçoamento dos processos internos, sempre voltados à segurança dos pacientes e à qualidade dos serviços prestados.
Concursos de Miss e Mister do Hoiol arrecadam 1.200 brinquedos para paciente

Concursos de Miss e Mister do Hoiol arrecadam 1.200 brinquedos para pacientes Ação de solidariedade reforça o direito ao brincar e renova o estoque de brinquedos para o suporte diário aos pacientes pediátricos Por Leila Cruz12/06/2026 17h00 Candidatos ajudaram a abastecer o estoque de brinquedos do hospital. Foto: Divulgação Entre bandeirinhas coloridas e música, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) deu início nesta sexta-feira (12) ao tradicional “Arraiá Hoiol”. O evento tem como ponto alto o Concurso de Miss e Mister Caipira 2026, que arrecadou 1.200 brinquedos e traz uma agenda repleta de brincadeiras e atrações culturais pensadas especialmente para levar alegria e descontração aos pacientes, familiares e à equipe multiprofissional. Mais do que entretenimento, a iniciativa busca integrar o calendário cultural durante o tratamento. A apresentação do cantor Bruno Maia, da Banda FB Mania, criou um clima festivo logo no início do dia. Os olhares se voltam para a apresentação da “Quadrilha Hoiol”, ensaiada pelos colaboradores da instituição e com os marcadores exibindo estandartes com apelo à doação de sangue. Em seguida, o esperado concurso, que além da alegria contagiante da competição, trouxe os protagonistas da campanha solidária que resultou na arrecadação de brinquedos, jogos e outros itens para serem distribuídos para crianças e adolescentes. Colaboradores apresentaram a quadrilha. Foto: Divulgação. Para a coordenadora de Humanização, Natacha Cardoso, o concurso de Miss e Mister Caipira tem um objetivo claro: garantir que a brincadeira continue o ano todo. “Com a arrecadação de brinquedos, renovamos nosso estoque para acolher nossos pacientes em diversos momentos, desde o desconforto de uma coleta de sangue no ambulatório até a comemoração de um aniversário no leito. Para nós, toda hora é hora de brincar, e esse recurso é essencial para que possamos oferecer esse suporte diário”. “Enquanto setor de humanização, somos norteados pela valorização dos três pilares que sustentam esta unidade: o paciente, o acompanhante e o colaborador. Nosso arraial é, acima de tudo, um movimento de amor e solidariedade, onde todos ganham. Mas quem mais celebra é a nossa criança, pois, através dessa festa, estamos garantindo um direito fundamental assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Federal, que é o direito de brincar”, afirmou Natacha. Wesley Dias ficou feliz em contribuir com a humanização hospitalar. Foto: Divulgação. O enfermeiro oncológico, Wesley Dias, de 27 anos, que atua na quimioterapia, foi o eleito o Mister Caipira. Apesar de não saber dançar e se considerar muito tímido, ficou feliz em participar do ato de solidariedade. “Mesmo sendo minha primeira vez participando do concurso e estando um pouco nervoso com a dança, o que realmente importou foi o processo de construção e a união da equipe. Conseguimos reunir mais de 200 brinquedos, que serão doados em datas especiais como o Dia das Crianças e o Natal. Para nós, colocar em prática a Política Nacional de Humanização, significa resgatar a infância desses pacientes e garantir que o lúdico continue fazendo parte da vida deles dentro do hospital”, afirmou. Membro da Humanização, Katiane Fernanda da Conceição recebeu a faixa de Miss Caipira. Ela também participou pela primeira vez do concurso e incentivou o público a fazer doação para crianças. “Nós podemos, sim, deixar a caminhada delas mais leve. Cada gesto de atenção e cuidado, importa. Então, se você pode fazer algo para ajudar, ajude. Seja com a doação de um brinquedo ou até mesmo do seu tempo para fazer a diferença na vida desses pequeninos”, frisou Wesley Dias ficou feliz em contribuir com a humanização hospitalar. Foto: Divulgação. No período da tarde, foi realizada uma edição do “Pequenos Chefs” com uma oficina de pipoca gourmet com as crianças internadas. O projeto reforça o uso de terapias recreativas para tornar o ambiente mais divertido para as crianças. Durante todo o mês de junho, o hospital promoverá diversas brincadeiras voltadas tanto para os pacientes internados quanto para aqueles em atendimento ambulatorial, garantindo que o espírito junino leve alento a toda a unidade. O encerramento ocorrerá no dia 24, com a realização do tradicional “Arraial dos Pacientes”. Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região Amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre zero a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Pacientes participarem de uma oficina de pipoca gourmet durante ediçaõ junina do projeto “Pequenos Chefs”. Foto: Divulgação.
Hoiol recebe certificação por garantir assistência segura

Hoiol recebe certificação por garantir assistência segura Sespa reconhece o rigor nas notificações, o monitoramento sistemático e o engajamento multiprofissional da instituição Por Leila Cruz09/06/2026 13h57 Representantes do HOIOL durante o Simpósio realizado na Sespa. Foto: Divulgação O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), referência em oncologia pediátrica na Amazônia, conquistou certificação estadual de regularidade das notificações de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e resistência aos antimicrobianos, destacando-se entre os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) do Pará. A certificação foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) na segunda-feira (8), durante o III Simpósio Estadual de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente. Para a coordenadora do SCIH, Adrielle Monteiro, a certificação comprova a seriedade do hospital no cumprimento de metas estaduais e nacionais. “O processo de notificação possibilita o compartilhamento de dados essenciais com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que otimiza o monitoramento do perfil epidemiológico da unidade e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Por fim, esse resultado expressivo reflete diretamente o empenho contínuo de toda a equipe com a segurança do paciente e com as diretrizes de prevenção do hospital”, destacou. O Hoiol realiza um monitoramento sistemático dos indicadores assistenciais, a orientação permanente dos profissionais sobre a relevância das notificações e o alinhamento constante com as diretrizes dos órgãos de vigilância em saúde. “A estratégia permite que o hospital acompanhe o desempenho em relação aos indicadores nacionais, identifique oportunidades de melhoria e desenvolva ações voltadas ao fortalecimento da segurança do paciente e da qualidade assistencial. Isso possibilita a comparação dos resultados com os de instituições de saúde de todo o País”, ressaltou Adrielle. Somando-se às conquistas no cenário paraense, o Hoiol também celebrou o terceiro lugar entre as instituições com alta conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, referente ao ano de 2025. Esse indicador, chancelado pelos órgãos de vigilância em saúde, atesta o rigor técnico da unidade ao cumprir integralmente os exigentes critérios de segurança estabelecidos em todo o país. O resultado consolida o hospital não apenas como uma referência em oncologia pediátrica, mas como um modelo de excelência e confiabilidade na assistência à saúde. A coordenadora do SCIH do Hoiol, Adrielle Monteiro. Foto: Divulgação Exposição – Durante a programação, ela ministrou a palestra “Higiene Ambiental e o Impacto na Redução das Infecções”, e destacou que o maior desafio na área é manter as equipes engajadas e promover a integração entre os diferentes setores. “A higienização de um ambiente hospitalar não depende apenas da equipe de limpeza, exige o apoio da alta gestão e a parceria direta dos profissionais de assistência, além de fluxos bem definidos e a garantia de insumos. Trata-se, portanto, de uma responsabilidade coletiva e multiprofissional”, esclareceu. Nesse contexto, Adrielle destacou que os atores envolvidos na higiene ambiental do Hoiol enxergam essa estratégia como crucial para a segurança do paciente. “Estamos protegendo vidas, mas também otimizamos a aplicação dos recursos financeiros naquilo que é essencial. Também monitoramos os indicadores de validação de limpezas terminais e de concorrentes. Os dados são apresentados à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), permitindo discutirmos oportunidades de melhoria e fortalecer a segurança do ambiente hospitalar.” “Cada dado que notificamos, cada processo de limpeza que validamos e cada profissional que engajamos tem um único objetivo de proteger a vida das crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Receber a certificação e participar do evento é motivo de orgulho, mas o que nos move é saber que o rigor do nosso trabalho se transforma em um ambiente seguro e comprometido com a qualidade da assistência para cada um dos nossos usuários”, concluiu a coordenadora. Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região Amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre zero a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
HRPL recebe certificações estaduais por excelência na vigilância de infecções e outros eventos adversos

HRPL recebe certificações estaduais por excelência na vigilância de infecções e outros eventos adversos As certificações reconhecem o compromisso do hospital com a vigilância em saúde, a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada aos pacientes Por Pedro Amorim08/06/2026 19h47 Enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e integrante da CCIH, Gisele Borges, e o analista de Qualidade e presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Gustavo Silva. Foto: Divulgação O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) com duas certificações durante o III Simpósio Estadual de Controle de Infecção e Segurança do Paciente, realizado nesta segunda-feira (8). A unidade recebeu o Certificado de Regularidade na Notificação de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde e o Certificado de Regularidade nas Notificações de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), concedido à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). As certificações reconhecem o compromisso do hospital com a vigilância em saúde, a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, evidenciando a regularidade e a responsabilidade da instituição na notificação de eventos e agravos que contribuem para o monitoramento e o aprimoramento dos serviços de saúde. Representaram o HRPL no evento a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e integrante da CCIH, Gisele Borges, e o analista de Qualidade e presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Gustavo Silva. “O HRPL vem fortalecendo o registro de notificações em 2026, em conjunto com todos os setores, pois a identificação de circunstâncias de risco e de eventos, com ou sem dano, é uma corresponsabilidade de todos. A partir desse trabalho, conseguimos fortalecer também nossas ações de melhoria”, afirmou Gustavo Silva. Atestando a qualidade da assistência prestada pelo Hospital Regional Público do Leste, a contadora Verônica dos Santos de Abreu, de 26 anos, compartilhou sua experiência na unidade. “Saio com uma ótima impressão. Todos estão sempre visando o nosso bem-estar”, destacou. Resultados Entre janeiro e abril deste ano, o HRPL realizou mais de 86 mil atendimentos e procedimentos, além de alcançar um índice de aprovação de 97,83% entre os usuários, reforçando o compromisso da unidade com a qualidade e a humanização da assistência prestada. Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará e está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 580 3291.
UTI Neonatal entra em clima de Copa do Mundo e leva acolhimento às famílias no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

UTI Neonatal entra em clima de Copa do Mundo e leva acolhimento às famílias no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Ensaio fotográfico temático e álbum personalizado transformam a rotina dos recém-nascidos internados em uma experiência de afeto, esperança e humanização Por Ascom Sespa26/05/2026 18h30 A paixão pelo futebol e o cuidado com a vida se encontraram em uma iniciativa especial promovida pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena. Em clima de Copa do Mundo, os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal participaram de um ensaio fotográfico temático que levou leveza, emoção e acolhimento às famílias que acompanham diariamente a recuperação dos bebês. Vestidos com uniformes inspirados em seleções de futebol, os pequenos se transformaram em verdadeiros craques dentro da unidade. A ação foi idealizada pela terapeuta ocupacional Débora Lamas, responsável pela confecção dos figurinos e pela organização de toda a produção fotográfica. Mais do que registrar imagens, a iniciativa buscou fortalecer os vínculos afetivos e tornar mais acolhedora a experiência das famílias que enfrentam o desafio da internação neonatal. Para muitos dos bebês, esta será a primeira Copa do Mundo vivida, ainda que dentro da UTI. Por isso, a equipe assistencial decidiu transformar o ambiente em um espaço de celebração, esperança e carinho. Além das fotografias, cada recém-nascido ganhou uma figurinha personalizada para compor um álbum temático da Copa do Mundo. As figurinhas ficarão expostas nos leitos durante todo o mês de junho, acompanhando a trajetória de cada bebê até o momento mais aguardado pelas famílias: a alta hospitalar. A terapeuta ocupacional Débora Lamas destaca que a proposta vai além da decoração ou do registro fotográfico. “Estamos na torcida não apenas pela nossa seleção, mas também pela recuperação e pelas vitórias diárias dos nossos bebês. Cada avanço, cada grama ganha e cada etapa superada representa uma conquista enorme para as famílias e para toda a equipe que acompanha essa jornada. Para a mãe do pequeno Oliver, Jodielle Rodrigues Dias, moradora da Vila de Beja, a ação tornou mais leve um período marcado por desafios. O bebê está internado há 17 dias para ganho de peso após nascer prematuro. Segundo ela, o acolhimento oferecido pelos profissionais faz toda a diferença durante a permanência na unidade. “O ambiente hospitalar por si só já é assustador, cercado de inseguranças e medo. É uma realidade completamente nova para muitas mães. Nesse momento, o tratamento humanizado faz toda a diferença. A equipe nos acolhe, tira dúvidas e explica tudo de forma clara e acessível, tornando esse período menos doloroso”, relata. Jodielle afirma que mantém as melhores expectativas para a recuperação do filho e acredita que levará consigo boas lembranças desse momento. “Meu bebê está na UTI para ganhar peso e evoluir cada vez mais. Estamos seguindo todas as orientações e aguardando com esperança. Com certeza vou guardar com muito carinho essa lembrança proporcionada pela equipe.”
Arrastão do Pavulagem leva tradições juninas ao Oncológico Infantil

Arrastão do Pavulagem leva tradições juninas ao Oncológico Infantil Apresentação do Batalhão da Estrela marcou a abertura da programação junina da unidade e proporcionou momentos de alegria, acolhimento e interação aos pacientes Por Ellyson Ramos03/06/2026 14h15 A ação marcou o nono ano consecutivo da parceria entre o Hospital Octávio Lobo e o Instituto Arraial do Pavulagem. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol A tradição que há décadas colore as ruas de Belém ganhou um novo cenário na manhã desta quarta-feira (3). O Arrastão do Pavulagem percorreu os corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), levando música, interação e momentos de descontração a pacientes, familiares e profissionais da saúde durante a abertura da programação junina da unidade. A visita também marcou o nono ano consecutivo da parceria entre o Hoiol e o Instituto Arraial do Pavulagem (IAP), que une cultura popular e humanização para proporcionar momentos de alegria e bem-estar aos usuários. A programação começou na Classe Hospitalar Prof. Roberto França, onde crianças e adolescentes tiveram contato com elementos da cultura popular paraense. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Percorrendo enfermarias, ambulatórios e demais setores do hospital, integrantes do Batalhão da Estrela apresentaram um repertório repleto de ritmos que tradicionalmente tomam conta das ruas da capital paraense durante o período junino. A coordenadora de Humanização do Hospital Octávio Lobo, Natacha Cardoso, destacou que a ação faz parte das estratégias desenvolvidas na unidade, que busca oferecer um cuidado integral aos pacientes, considerando não apenas os aspectos clínicos do tratamento, mas também o bem-estar emocional e social das crianças e adolescentes atendidos na instituição. Humanização e cultura caminharam juntas em mais uma edição do Arrastão do Pavulagem realizada dentro do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol “A cultura faz parte da construção de cada indivíduo. Somos resultado do meio em que vivemos e das manifestações culturais que nos cercam. Por isso, trazer o Arrastão do Pavulagem para o Hoiol é tão importante. É falar da cultura amazônica, do patrimônio cultural reconhecido nacionalmente. Quando associamos cultura, arte e educação ao cuidado em saúde, promovemos alegria, pertencimento e qualidade de vida”, afirmou a coordenadora. Integrantes do Batalhão da Estrela levaram música, cores e alegria aos corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo durante a abertura da programação junina. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Cortejo – A ação iniciou na Classe Hospitalar Prof. Roberto França, com uma breve explicação sobre o universo do Boi Pavulagem, envolvendo arte, educação e cultura popular. Segundo Natacha, as atividades culturais desempenham um papel importante na construção de um ambiente mais leve e acolhedor durante a jornada terapêutica dos pacientes. Ela explicou que as atividades começam na classe, onde os pacientes têm contato com elementos da cultura regional por meio da música, da dança e das brincadeiras ligadas ao boi. O cortejo percorreu enfermarias e ambulatórios, levando música e esperança aos pacientes internados na unidade. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Para Natacha, a proposta fortalece a identidade cultural das crianças e adolescentes ao mesmo tempo em que promove bem-estar e humanização. “Trazer o ‘Arrastão’ para o Hoiol reforça a transdisciplinaridade, por isso começamos pela classe hospitalar. Reunimos diferentes áreas do conhecimento em torno de um mesmo objetivo, que é contribuir para a formação integral dos pacientes. Quando trazemos a cultura regional para a sala de aula e proporcionamos aos pacientes a oportunidade de vestir a roupa do boi, tocar instrumentos, cantar e dançar junto com o grupo, ampliamos horizontes, fortalecemos a identidade cultural e promovemos aprendizado de forma significativa.” A presença do Boi Pavulagem despertou sorrisos e encantamento entre pacientes e acompanhantes durante a programação junina do hospital. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Para Diane Sena, integrante do Arraial do Pavulagem, a visita anual ao hospital transcende a performance artística, atuando como uma importante ferramenta de humanização que conecta pacientes às raízes da cultura amazônica. Segundo a artista, ao levar as cores, a música e a energia dos cortejos para dentro da unidade de saúde, o grupo busca romper o isolamento do ambiente clínico, permitindo que aqueles que estão em tratamento vivenciem, mesmo que de forma adaptada, a alegria e a vivacidade dos arrastões. A coordenadora de Humanização Natacha Cardoso e a integrante do Arraial do Pavulagem Diene Sena. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol “Acredito profundamente que a cultura popular tem o poder de transformar a experiência hospitalar, levando esperança e acolhimento a quem enfrenta um período de fragilidade. Para nós, compartilhar essa vivência é imensamente gratificante. Ver o sorriso de uma criança e sentir o impacto positivo da nossa cultura em um momento tão delicado é uma experiência especial, que reforça o propósito maior do nosso trabalho e a importância de promovermos momentos de felicidade em meio ao tratamento”, disse. Ruan e a mãe Ruth acompanharam o cortejo da porta da enfermaria onde o menino está internado. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol A presença do Boi Pavulagem animou o público infantojuvenil em tratamento, que, embalado pelas toadas do Arraial do Pavulagem, foi envolvido pela energia do Batalhão da Estrela nos corredores. “Gostei da música, das cores, da dança. Eu gosto muito de dançar”, afirmou a paciente Emanuele Nogueira, 10 anos. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol Pouco a pouco, outros sorrisos surgiram nos rostos de crianças, adolescentes, pais e responsáveis, a exemplo de Ruth Alves, 34 anos, mãe do paciente Ruan Miguel, 6 anos. Naturais do município de Parauapebas, sudeste paraense, eles conheceram o Arraial do Pavulagem nesta manhã durante a internação do menino. Ao som de tambores e toadas tradicionais, o Boi Pavulagem promoveu momentos de interação também entre os colaboradores da unidade. Foto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil para pacientes de 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Crianças e adolescentes participaram das atividades culturais, fortalecendo o vínculo com a cultura regional e tornando a rotina hospitalar mais leve.
HRPL promove humanização com musicoterapia para paciente em cuidados paliativos

HRPL promove humanização com musicoterapia para paciente em cuidados paliativos O encontro aconteceu após o desejo da usuária de ouvir hinos religiosos, atendido com o apoio de músicos de uma igreja convidados para a ação Por Pedro Amorim20/05/2026 17h15 Foto: Divulgação O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, realizou uma ação de humanização na área externa da unidade, promovendo um momento de musicoterapia para paciente em cuidados paliativos, nesta sexta-feira (29). O encontro aconteceu após o desejo da usuária de ouvir hinos religiosos, atendido com o apoio de músicos de uma igreja convidados para a ação. Trata-se da paciente Maria Luzenira Sousa da Silva, de 75 anos, que, após mais de uma semana de internação no Regional do Leste, recebeu um momento especial de acolhimento por meio da musicoterapia. A filha da paciente, Lidiane Souza da Silva, de 43 anos, relatou que a ação trouxe acolhimento e alívio emocional para a família durante o período de internação. Segundo ela, o momento de musicoterapia proporcionou conforto em meio às dificuldades enfrentadas pela enfermidade. “Foi muito bom o momento, agradeço muito o esforço. Nos sentimos mais apoiadas, acolhidas e aliviadas”, afirmou. Foto: Divulgação Lidiane também destacou a importância de iniciativas voltadas à humanização hospitalar. Sobre a assistência recebida no HRPL, ela avaliou de forma positiva a atuação da equipe multiprofissional. “Tem sido boa, apesar das dificuldades com a enfermidade. Os profissionais são muito bons e estou muito satisfeita com o atendimento”, completou. Érica Amador, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente e presidente da Comissão de Humanização, explica que a comissão tem a missão de fortalecer uma assistência mais acolhedora, ética e sensível dentro do ambiente hospitalar. Humanizar é compreender que, além do cuidado técnico, cada paciente precisa ser visto em sua integralidade, com respeito, empatia e dignidade. “Mais do que uma ação da comissão, a humanização deve fazer parte da cultura institucional, estando presente em cada atendimento, em cada escuta e em cada atitude diária dentro do hospital”, frisou. Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 580 3291.
Hospital Oncológico Infantil destaca humanização e valorização profissional

Hospital Oncológico Infantil destaca humanização e valorização profissional Programação da XI Semana da Enfermagem reúne homenagens, dinâmicas, ações de bem-estar e integração entre colaboradores e usuários Por Leila Cruz29/05/2026 17h36 Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol A XI Semana da Enfermagem do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) mobilizou profissionais da saúde, colaboradores e usuários em uma programação marcada pela humanização, acolhimento e reconhecimento do trabalho da enfermagem. Com o tema “Enfermagem na Oncologia Pediátrica: cuidando de quem transforma vidas”, o evento encerra nesta sexta-feira (29), reunindo atividades culturais, educativas e motivacionais voltadas ao fortalecimento do cuidado humanizado no ambiente hospitalar. A coordenadora da Quimioterapia, Eliza Suzuki, a líder do SAU, Joyce Wanzeler, e a enfermeira Gleyce Silva (à direita). Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol Apresentações musicais com a participação do cantor Bruno Maia, da Banda FB Mania; DJ Ruano, Nelsinhos Rodrigues e Potentes do Brega, entrega de brindes, sorteios e a dinâmica “Jardim da Vida”, buscaram valorizar a enfermagem. Um dos momentos mais aguardados foi a homenagem “Mais Elogiados SAU” durante o ano de 2025 até o momento, que reconheceu profissionais que se destacaram no atendimento. Em seguida, os recursos humanos da área votaram nos colegas para receber a honraria “Profissional Destaque de 2026”. A diretora assistencial, Alnilan Urel, A enfermeira Daniele Pontes (no centro) e a líder do Serviço de Atendimento ao Usuário, Joyce Wanzeler. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol Gleice Silva foi uma das mais elogiadas pelos pacientes. O reconhecimento representa a trajetória marcada pelo cuidado e dedicação da enfermeira. Para ela, o maior desafio no Hoiol é lidar com situações complexas inerentes ao tratamento oncológico infantojuvenil. “É necessário ter muita empatia, comprometimento, humanização para acolher as famílias e cuidar de pacientes fragilizados pelo câncer. Inteligência emocional para lidar com as diversidades é muito importante, porém eu aprendi a amar a oncologia pediátrica, o meu trabalho”, disse. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol A dedicação da enfermeira é reconhecida por Natália do Carmo, que acompanha a filha, Aylla Silva. “Nesses quatros anos de atendimento no hospital, a Gleice deixou tudo mais leve. É como um anjo enviado por Deus para cuidar e nos ajudar durante esse processo, uma verdadeira profissional. Eu a admiro e agradeço do fundo do meu coração pelo amor e cuidado pela Aylla, eu me sinto segura por saber que ela está ali para o que nós precisarmos”, disse. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol As enfermeiras Daniela Pontes e Jaqueline Eduarda, assim como os técnicos de enfermagem Tilma Castro, Kaio Lobato, Yuri Martins e Cleyde Dias também receberam a honraria ocasionada pelos depoimentos dos usuários. “A ‘Dani’ é muito atenciosa e mostra conhecimento no que está fazendo. Sentia-me segura quando minha filha ficava aos cuidados dela, pois sabia que qualquer mudança no quadro, imediatamente iria procurar solucionar junto a equipe de pediatras da UTI. Ela mostrou que existe um lado humano que se preocupa com os acompanhantes. Teve um dia que eu não tinha comido o dia todo porque não queria sair do lado da minha filha. Ela me deixou tranquila e disse para eu ir comer que ela estaria olhando a Manoela”, relatou Anne Wanderl, mãe da paciente. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol Ao longo da semana, os colaboradores participaram de ações de integração, como o “Big Fone: Semana da Enfermagem”, espaço voltado para esclarecimentos sobre metas de segurança do paciente, fluxos institucionais e o papel da enfermagem dentro da unidade hospitalar. A iniciativa busca fortalecer a comunicação interna e incentivar a participação ativa dos profissionais nos processos assistenciais. A programação ganhou um tom ainda mais afetivo com a “Ação Dia da Beleza”, oferecendo cuidados estéticos e momentos de relaxamento aos colaboradores. Também foram realizados o “Correio da Gratidão”, incentivando mensagens de reconhecimento entre equipes e a dinâmica “Craques da Enfermagem”, reforçaram a importância do cuidado não apenas com os pacientes, mas também com quem está diariamente na linha de frente da assistência. Foto: Jaíne Oliveira/Ascom Hoiol Alnilan Urel, que é enfermeira e diretora assistencial do Hoiol, destaca que a Semana de Enfermagem é um momento estratégico de valorização do impacto desses profissionais na recuperação dos pacientes.“Cuidar de quem cuida fortalece o sentimento de pertencimento, une as equipes, e reflete na assistência, pois os profissionais tendem a desenvolver um cuidado mais acolhedor, seguro, humanizado e comprometido com a excelência. O vínculo criado entre equipe, paciente, família, exige um preparo técnico, mas também equilíbrio emocional, empatia, escuta ativa. Investir em reconhecimento é investir diretamente na qualidade assistencial. Faz a diferença”, disse a gestora. A gestora também destacou as principais metas para fortalecer o cuidado dentro da instituição. “A nossa prioridade é promover assistência humanizada, educação permanente, desenvolver as lideranças e consolidar uma cultura cada vez mais centrada no paciente. É promover um cuidado integral, acolhedor e seguro durante a jornada dessa criança juntamente com a família, que resulte em um tratamento adequado e especializado”, enfatizou. Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região Amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre zero a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
HRPL realiza cerca de 9 mil horas de treinamentos e reforça excelência no atendimento aos usuários

HRPL realiza cerca de 9 mil horas de treinamentos e reforça excelência no atendimento aos usuários Capacitações reforçam o compromisso do hospital com a qualificação contínua das equipes e o fortalecimento da assistência de excelência Por Pedro Amorim29/05/2026 10h00 Foto: Divulgação O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, sudeste paraense, contabilizou, entre os meses de janeiro e abril deste ano, um total de 8.947 horas e 50 minutos de treinamentos realizados junto aos colaboradores da unidade. O número reforça o compromisso do hospital com a qualificação contínua das equipes e o fortalecimento da assistência de excelência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As capacitações envolveram diferentes setores e categorias profissionais, abordando temas voltados à segurança do paciente, atualização técnica, protocolos assistenciais, humanização do atendimento e aperfeiçoamento dos processos internos. As ações são promovidas por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), coordenado pelo setor de Gestão de Pessoas, contribuindo para o desenvolvimento profissional e para a melhoria contínua dos serviços ofertados à população. Aprovação – Esse trabalho contínuo de capacitação da equipe é refletida diretamente na satisfação dos usuários atendidos. Antoniel Costa, 32 anos, deu entrada na unidade para realizar uma cirurgia para remoção da vesícula biliar (colecistectomia). “Minha estadia no Hospital tem sido ótima. Oferecem um atendimento de qualidade, humanizado, pois os profissionais são muito atenciosos conosco. A instituição está de parabéns pelo serviço prestado à população”, disse Antoniel. Foto: Divulgação A enfermeira do NEP, Érica Amador, explica que o Hospital conta com um Plano Anual de Treinamentos estruturado a partir de critérios estratégicos e bem definidos, garantindo que as ações educacionais estejam alinhadas às necessidades da instituição e de seus profissionais. “Entre os principais critérios considerados estão a identificação das necessidades sob a perspectiva dos colaboradores, indicadores estratégicos, manifestações dos usuários, resultados da avaliação anual de desempenho, além de outros fatores relevantes para a melhoria contínua dos processos e da assistência”, pontuou a profissional. Ela acrescenta que, ao longo do ano, as equipes são mobilizadas por meio de estratégias diversificadas de divulgação e engajamento, como distribuição de materiais informativos à comunidade hospitalar, ações interativas, eventos, oficinas, treinamentos práticos e outras atividades que estimulam a participação ativa dos colaboradores e fortalecem a cultura de aprendizado contínuo na instituição. Dados – Entre janeiro e abril deste ano, a unidade realizou mais de 86 mil atendimentos e procedimentos, além de alcançar um índice de aprovação de 97,83% entre os usuários, reforçando o compromisso com a qualidade e a humanização da assistência prestada. Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará. O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Hospital Regional Santa Rosa recebe equipe do Sírio-Libanês e foca em emergências

Hospital Regional Santa Rosa recebe equipe do Sírio-Libanês e foca em emergências Avaliação do Projeto Lean nas Emergências tem como principal objetivo reduzir a superlotação nos serviços, otimizando o processo de encaminhamento para leitos de internação Por Wellington Hugles28/05/2026 19h17 Foto: Divulgação Em Abaetetuba, no nordeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa recebeu uma equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, para acompanhar como está o andamento do Projeto Lean nas Emergências, que foi implementado no setor de Traumatologia do hospital. O projeto visa aprimorar os fluxos internos do hospital, garantindo agilidade e excelência no atendimento ao paciente. A colaboração com o Hospital Sírio-Libanês fortalece o compromisso do Hospital Santa Rosa em trazer inovações para os desafios enfrentados pela saúde pública, sempre em busca de aprimorar o atendimento à população. A metodologia Lean, que já é aplicada em instituições de excelência, reduz desperdícios e melhora a gestão de recursos, tornando o atendimento mais eficiente e centrado no ser humano. A visita teve como objetivo conhecer os processos de acolhimento em andamento no setor, aperfeiçoar as estratégias de gestão e fazer ajustes no fluxo de atendimento, visando maior eficiência, agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes Foto: Divulgação Lean nas Emergências – Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde, que foi posto em prática pelo Hospital Sírio-Libanês, com o objetivo de diminuir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. O programa é parte integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).A proposta visa otimizar os serviços prestados por um hospital, reduzindo desperdícios, reestruturando os fluxos internos e ampliando a capacidade de atendimento, criando um ambiente mais organizado, seguro e eficiente para os usuários e para os profissionais de saúde. Primeiramente, o setor de Traumatologia foi o pioneiro na implantação do projeto, no Hospital Regional Santa Rosa, dispondo de todas as ferramentas necessárias, cortando desperdícios e aprimorando a eficiência por meio do Lean nas Emergências. Isso marca um avanço considerável no fortalecimento da assistência especializada que a unidade oferece, além de reafirmar o compromisso da instituição com a excelência nos serviços prestados e a incessante qualificação do cuidado oferecido à população. Para toda a equipe do Hospital Santa Rosa, a implementação do Projeto Lean nas Emergências, que teve início no setor de Traumatologia, é um passo significativo para aprimorar a assistência especializada no hospital. Essa ação é mais uma demonstração do compromisso da gestão em aprimorar constantemente os processos assistenciais, proporcionando mais organização, agilidade, segurança e humanização no atendimento ao paciente. Foto: Divulgação Parceria – A aliança entre o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa e o Hospital Sírio-Libanês é um exemplo do compromisso ininterrupto com a inovação, eficiência e qualificação do atendimento em saúde. Essa é a principal meta do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), trazendo benefícios diretos para a população da região do Baixo Tocantins. Serviço: O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a gestão do Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os serviços são 100% gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência na região e está localizada na Rua Joaquim Mendes Contente, 1360 – Bairro Santa Rosa, em Abaetetuba.
