Gestores creditam o resultado ao engajamento dos profissionais, à formação das equipes e às iniciativas de humanização
Por Wellington Hugles
10/07/2025 18h45
No primeiro semestre de 2025, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), vinculados à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), alcançaram uma taxa de satisfação de 98,11% entre os usuários, que declararam recomendar os serviços prestados. Com estrutura para internações de média e alta complexidade, o HRT atende a população dos municípios do entorno do Lago de Tucuruí, oferecendo pronto atendimento de urgência e emergência 24 horas, além de tratamento oncológico especializado.
De acordo com o diretor-geral do Complexo Hospitalar, Junior Souto, os resultados refletem o trabalho contínuo das equipes para garantir um atendimento humanizado, de qualidade e seguro. “Esses índices refletem o compromisso institucional com a excelência no atendimento, a escuta ativa dos usuários e a valorização das pessoas, pilares responsáveis por nortear o modelo de gestão do Instituto Diretrizes”, declara.
Segundo o gestor, outro fator essencial é “a capacitação contínua das equipes e o fortalecimento da cultura de monitoramento e avaliação dos processos internos, os quais contribuem diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos”. Além desse resultado, o diretor ressalta, com base nos indicadores do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a taxa de satisfação de 98,11%, resultado de uma avaliação positiva da humanização do cuidado, bem como da percepção de segurança e acolhimento por pelos usuários.
A coordenadora do Setor de Humanização do HRT, Edigleuma Barroso, destaca que, embora os resultados sejam expressivos e motivo de orgulho para toda a equipe, representam também uma oportunidade de reflexão. “Entre os pontos de melhoria contínua, destacam-se a redução do tempo de espera, a qualificação da comunicação entre profissionais e pacientes e o fortalecimento da estrutura física e de emergência. Esse último aspecto, especialmente em áreas de maior fluxo, proporciona conforto e dignidade aos usuários”, afirma.
“Ela enfatiza ainda que a consolidação de resultados como os da pesquisa depende da participação ativa de todos os colaboradores. ‘O trabalho é colaborativo, integrado e alinhado à missão institucional do hospital: oferecer assistência e atendimento de alta qualidade no contexto do Sistema Único de Saúde’, esclareceu.”
Ouvidoria destaca o nível de qualificação das equipes
A ouvidora e coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do HRT e Unacon, Rainan Furtado, afirma que os índices apurados demonstram o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Complexo Hospitalar. Ela destaca como fatores para o resultado positivo o elevado nível de capacitação das equipes, o desenvolvimento constante dos processos internos e a execução de programas de monitoramento e controle de qualidade, entre outros.
Ênfase na humanização – De acordo com Lucas Evangelista Urel, diretor regional do Instituto Diretrizes (ID) no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Instituto mantêm a gestão compartilhada de quatro hospitais no estado. “Essas unidades hospitalares trabalham continuamente para aprimorar os serviços, garantindo conforto e qualidade no atendimento e na internação, com o apoio de uma equipe multidisciplinar integrada. Esse compromisso tem sido essencial para os altos índices de satisfação registrados”, destaca.
Para Urel, a ouvidoria desempenha um papel fundamental para o bom desempenho da instituição, ao manter alta capacidade de resolução, contribuir para a melhoria dos serviços prestados e fortalecer a relação entre pacientes e hospital. “Nossa equipe da Ouvidoria e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do HRT atua de forma ágil e eficiente para garantir que todas as manifestações dos usuários sejam tratadas com eficácia e dentro dos prazos legais”, afirma.
Já o diretor-geral, Júnior Souto, destaca que, de acordo com a percepção dos pacientes, a taxa de resolutividade tem se mantido em níveis satisfatórios graças à confiança e ao compromisso depositados na ouvidoria. “O setor recebe capacitação contínua para gerenciar as demandas de forma proativa e oferecer um atendimento de qualidade à população. Além disso, as medidas corretivas e preventivas adotadas a partir do retorno dos usuários demonstram o compromisso do hospital com a melhoria contínua”, avalia.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500