Heróis da Alegria comemoram o Dia das Crianças no Hospital Regional de Tucuruí

A ação integra um conjunto de medidas do hospital com o objetivo de oferecer um atendimento mais acolhedor e sensível, principalmente em datas festivas, auxiliando na recuperação e bem-estar das crianças hospitalizadas

Por Wellington Hugles

16/10/2025  18h56

Foto: Rol Louzada.

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí recebeu uma atmosfera diferente em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no último domingo, 12. O grupo Heróis da Alegria, formado por colaboradores trajados como super-heróis da Liga da Justiça, animou a festa entregando presentes às crianças hospitalizadas.

A ação transformou os corredores do hospital em um local de acolhimento e entretenimento, proporcionando aos pacientes internados na clínica pediátrica e suas famílias um momento de leveza e esperança. Mais do que entreter, a iniciativa buscou humanizar o ambiente hospitalar e fortalecer o vínculo entre alegria e recuperação.

A visita se estendeu ao corredor principal da unidade, onde o grupo Heróis da Alegria interagiu com as crianças e  acompanhantes por meio de canções infantis animadas. A tarde foi repleta de momentos descontraídos e harmoniosos, trazendo alegria não só aos pequenos pacientes, mas também a todos os colaboradores da instituição.

Durante a passagem da equipe, os pequenos recebiam um presente das mãos dos seus super-heróis preferidos e, no rol principal do HRT, um lanche especial foi servido aos participantes.

Foto: Rol Louzada.

O paciente Gustavo Ramalho Lopes, de 6 anos, foi um dos que se encantou com a surpresa. “Eu gostei muito, queria mais de um presente, mas aceito o que ganhei de coração”, diz o menino que aguardava a realização de uma tomografia.

O cadeirante Marcos Suel da Silva Santos, 13 anos, vindo de Novo Repartimento, internado desde o dia 29 de setembro, também participou da comemoração acompanhado de sua mãe, Maria José. “Eu adorei a festa surpresa do Dia das Crianças, meu filho ficou muito feliz, especialmente quando ganhou seu lindo e inesquecível presente”, conta a mãe.

De acordo com Raissa Moraes, enfermeira do trabalho, iniciativas como essa são fundamentais para reduzir o impacto da hospitalização. “O processo de internação é bastante sensível para a criança, que se encontra fora de seu ambiente familiar e rodeada por pessoas desconhecidas. “Proporcionar momentos de alegria e distração contribui para o bem-estar emocional durante o tratamento”, ressalta.

Foto: Rol Louzada.

Raissa Moraes agradeceu a total dedicação da equipe de direção da unidade, destacando os coordenadores Marcelo, Samara Nunes e Nilceane, além das equipes de Recursos Humanos, Núcleo Interno de Regulação e Humanização, que foram fundamentais para a criação dessa iniciativa inovadora.

Segundo a enfermeira, a colaboração de todos tornou possível a realização do evento voltado para a inclusão e humanização das crianças. “Nossa unidade possui a capacidade para acolher até 18 crianças internadas, porém, no momento, apenas seis crianças estão sob nossos cuidados. Realizamos essa programação com o objetivo de aumentar a autoestima e criar um ambiente humanizado, alegre e de confraternização”, celebrou Raissa Moraes.

Mãe de dois filhos, Samara Nunes, coordenadora na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), destaca o sentimento de gratidão presente no trabalho voluntário. “Quando estou aqui, vestida de Mulher Maravilha, fico emocionada. Ver meus filhos saudáveis me faz pensar que proporcionar momentos como este a outras crianças é o mínimo que posso fazer. Nossa missão é espalhar paz e felicidade”, completa.

Atividades como essa são fundamentais para o acolhimento de nossos pacientes, especialmente das crianças. São momentos de descontração e harmonia que tornam a estadia no hospital mais agradável. “Um momento de leveza que transportou todos, mesmo que por alguns instantes, para uma experiência lúdica e única”, ressaltou o diretor-geral do HRT, Junior Souto.