Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí debate valorização da vida com estudantes

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Sylvia dos Santos participaram de palestra e dinâmicas sobre saúde mental realizadas por uma psicóloga

Por Wellington Hugles
18/09/2025  19h00

Foto: Divulgação.

Como parte da programação mensal da campanha Setembro Amarelo, profissionais do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, no sudeste paraense, realizaram uma ação externa de valorização da vida e prevenção ao suicídio na tarde desta quinta-feira (18). O evento foi direcionado aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Sylvia dos Santos, situada na Rua Itaipu, Vila Permanente, área urbana de Tucuruí.

O evento incluiu palestra sobre “Neurociência, Psicologia Positiva, Benefícios da Gratidão como Ferramenta e Subsídio para a Saúde Mental”, ministrada por um grupo de profissionais de diversas áreas da unidade hospitalar em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí, por meio do Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família (Soafe) da Escola Maria Sylvia.

Estudantes do 8º e 9º ano participaram da palestra e das dinâmicas realizadas pela psicóloga Thauana Christine da Silva Costa, pela enfermeira do Trabalho Raissa Cristina e pelas assistentes administrativas Rhadigen Pereira (do Núcleo de Educação Permanente – NEP) e Andressa Joane (Setor de Humanização).

Orientações – Durante o evento, os alunos esclareceram dúvidas, identificaram possíveis causas do suicídio e receberam orientações sobre onde encontrar apoio.

A psicóloga Thauana Costa destacou que, “quando lidamos com algum problema e escolhemos mantê-lo em segredo, essa decisão pode nos causar sofrimento e, eventualmente, levar ao adoecimento. Assim, a melhor alternativa é procurar ajuda, sendo o diálogo o meio mais eficiente”.

Orientações foram repassadas aos estudantes sobre prevenção a suicídio. Foto: Divulgação.

Cenário e ajuda – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio ocupa a 15ª posição entre as causas de morte no mundo, correspondendo a 1,4% de todos os óbitos, e sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, o suicídio ocupa a quarta posição nessa faixa etária, com cerca de 11 mil casos todos os anos.

Em casos de assistência de urgência ou emergência, é preciso procurar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) local, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Regional de Tucuruí. Também é possível contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192, o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193 ou o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo 188.