Com 49 pontos, unidade foi reconhecida pela prática de experiências inovadoras que aprimoram o acolhimento, a escuta qualificada e a proteção dos direitos dos usuários do SUS na região do baixo Tocantins
Por Wellington Hugles
12/09/2025 17h35
As Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) do 6º Centro Regional de Saúde – CRS/SESPA (Barcarena-PA) e 13º Centro Regional de Saúde – CRS/SESPA (Cametá-PA) conduziram a seleção dos “Relatos de Boas Práticas em Ouvidoria na Região de Saúde Tocantins”. O objetivo da seleção foi identificar e valorizar experiências inovadoras que aprimoram o acolhimento, a escuta qualificada e a proteção dos direitos dos usuários do SUS.
Na escolha, todas as ouvidorias públicas de saúde do Baixo Tocantins que utilizam o sistema OuvidorSUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, estiveram participando. Isso abrange hospitais e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) das cidades de Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Mocajuba, Moju, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Tailândia.
O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) apresentou um relato de experiência intitulado “Humanização no SUS: Escuta, Acolhimento e Direitos”, recebendo a nota máxima de 49 pontos e ocupando a primeira posição na classificação entre os hospitais participantes.
Como próximo passo, o Hospital Santa Rosa compartilhará sua experiência no 7º Encontro das Ouvidorias do SUS da Região de Saúde Tocantins, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500