OuvidorSUS: Hospital Santa Rosa recebe nota máxima em “Relatos de Boas Práticas em Ouvidoria na Região de Saúde Tocantins”

Com 49 pontos, unidade foi reconhecida pela prática de experiências inovadoras que aprimoram o acolhimento, a escuta qualificada e a proteção dos direitos dos usuários do SUS na região do baixo Tocantins

Por Wellington Hugles
12/09/2025  17h35

Foto: Divulgação

As Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) do 6º Centro Regional de Saúde – CRS/SESPA (Barcarena-PA) e 13º Centro Regional de Saúde – CRS/SESPA (Cametá-PA) conduziram a seleção dos “Relatos de Boas Práticas em Ouvidoria na Região de Saúde Tocantins”. O objetivo da seleção foi identificar e valorizar experiências inovadoras que aprimoram o acolhimento, a escuta qualificada e a proteção dos direitos dos usuários do SUS.

Na escolha, todas as ouvidorias públicas de saúde do Baixo Tocantins que utilizam o sistema OuvidorSUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, estiveram participando. Isso abrange hospitais e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) das cidades de Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Mocajuba, Moju, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Tailândia.

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) apresentou um relato de experiência intitulado “Humanização no SUS: Escuta, Acolhimento e Direitos”, recebendo a nota máxima de 49 pontos e ocupando a primeira posição na classificação entre os hospitais participantes.

Como próximo passo, o Hospital Santa Rosa compartilhará sua experiência no 7º Encontro das Ouvidorias do SUS da Região de Saúde Tocantins, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025.

Foto: Divulgação