Selo internacional certifica instituições comprometidas com a qualidade e com as boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança
Por Ellyson Ramos
05/09/2025 17h00
Na tarde da última quinta-feira (04), a titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Ivete Vaz, recebeu em seu gabinete a diretora-geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), Sara Castro, e o diretor regional do Instituto Diretrizes (ID), Lucas Urel. A reunião teve como pauta o fortalecimento da parceria entre as instituições. A organização social administra, sob contrato de gestão com o órgão, a unidade referência em oncologia pediátrica na região amazônica.
Na oportunidade, os diretores entregaram oficialmente o certificado do selo Q-ESG (Quality, Environmental, Social Responsibility, Governance) à gestora da pasta, destacando as iniciativas adotadas no Oncológico Infantil para atender aos critérios exigidos pelo selo latinoamericano. A certificação, concedida pelo Latin American Quality Institute (LAQI), reconhece a qualidade e excelência organizacional do ID e do Hoiol quanto à gestão de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e governança.
“O estado do Pará se orgulha de receber esse selo. Isso mostra o nosso comprometimento como nosso povo. Esse reconhecimento mostra que estamos no rumo certo e que muitas conquistas estão por vir. Nosso trabalho está gerando frutos, e o certificado nos prova isso”, declarou a Secretária de Saúde, Ivete Vaz.
De acordo com Lucas Urel, a premiação simboliza o reconhecimento de um trabalho pautado em valores essenciais para o desenvolvimento sustentável. “É com orgulho que compartilhamos essa conquista com o estado do Pará. As práticas de sustentabilidade, responsabilidade e governança representam um compromisso sólido e essencial, alinhado plenamente ao nosso compromisso com a saúde pública”, disse.
Entregue durante a 18ª edição do Latin American Quality Institute 2025, em São Paulo (SP), a certificação é considerada um diferencial de qualidade, transparência e responsabilidade. “Um importante marco institucional”, como define a diretora-geral do Hospital Octávio Lobo.
“Entre as iniciativas desenvolvidas no Hoiol estão projetos como a ‘Aprendizagem Criativa’, a ‘Tampinhas que Curam’’ e a ‘Blitz da Sustentabilidade’, que envolvem pacientes, acompanhantes e colaboradores em atividades educativas, incentivando desde a reciclagem de materiais até o uso racional de água e energia. Essas ações consolidam a cultura ESG como parte do dia a dia da unidade”, concluiu Sara Castro.
Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 e 19 anos. Atualmente, a unidade atende mais de 900 pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500