Roda de conversa encerra programação do
Agosto Dourado no HRT

Roda de conversa discute o “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”.

Por  Wellington Hugles
04/09/2025  13h57

Roda de conversa com as mamães abordou o “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”. Foto: Ascom HRT

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e Unacon, localizado no sudeste do Pará, finalizou a Campanha Agosto Dourado, mês voltado para a promoção do aleitamento materno. O auge da programação, que se estendeu por todo o mês, foi uma roda de conversa com mães a respeito do “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”. O evento ocorreu nos corredores da UTI/UCI Neonatal e Clínica G.O. na tarde da última sexta-feira (29). A atividade foi coordenada pela equipe de direção em colaboração com a Comissão de Humanização, UTI/UCI Neonatal e Clínica G.O.

Foto: Ascom HRT

A enfermeira Antonete de Jesus Ramos, especialista em aleitamento materno, foi a mediadora da roda de conversa, que abordou o tema “Método Canguru e os Benefícios do Aleitamento Materno”. Ela explicou que o método é um modelo de cuidado neonatal integral e humanizado, que envolve a participação ativa da família, com ênfase no contato pele a pele precoce entre pais e bebês prematuros e de baixo peso. 

O método, que é dividido em três fases — desde a gestação de risco até o acompanhamento ambulatorial após a alta —, tem como objetivo fortalecer o vínculo afetivo, incentivar o aleitamento materno e garantir a saúde do recém-nascido, diminuindo as infecções hospitalares e aprimorando a experiência de toda a família no processo de cuidado.

Foto: Ascom HRT

De acordo com a especialista, as medidas de incentivo à amamentação fazem parte da rotina do hospital. “O HRT costuma realizar ações para promover a amamentação, como rodas de conversa em diversos setores, visitas às enfermarias e orientações personalizadas para gestantes”, explicou.

Durante a conversa, as mães presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receberam informações sobre a importância da amamentação para os bebês. 

Foto: Ascom HRT

A coordenadora da UTI/UCI Neo Canguru, enfermeira Ana Keila Alencar, destacou as diversas vantagens do leite materno. “O leite materno é visto como o padrão ouro na nutrição infantil, pois fornece todos os nutrientes essenciais para o bebê nos primeiros meses de vida, reforça o sistema imunológico e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ele oferece vantagens para a saúde da criança e da mãe, diminuindo a probabilidade de doenças infecciosas”.

Ana Keila lembrou ainda que a Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses e continuado até os dois anos ou mais. “É essencial que toda criança receba esse alimento, pois é o mais completo para essa fase da vida”, enfatizou.

As colaboradoras e colaboradores da UTI/UCI Neonatal e da Clínica G.O. também estiveram presentes no evento, demonstrando carinho e apoio às mães, o que possibilitou que se sentissem acolhidas e empoderadas em relação aos cuidados com seus bebês.

Foto: Ascom HRT