Hospital Santa Rosa realiza SIPAT com foco na prevenção de acidentes de trabalho e no combate ao assédio

Os participantes registraram no “Mural de Compromissos” ações individuais de cuidado consigo e com os colegas, reforçando a importância do autocuidado de forma leve e reflexiva

Por Wellington Hugles
04/09/2025  13h56

Foto: Divulgação

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, localizado em Abaetetuba (PA), realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio – SIPAT 2025. O evento ocorreu entre os dias 26 a 29 de agosto e teve como tema “Segurança, saúde e bem-estar: cultivando o cuidado para um futuro melhor”.

A Direção Administrativa e Assistencial do Hospital Santa Rosa prestigiou aabertura do evento, destacando a relevância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio – SIPAT 2025, como um espaço para conscientização, integração e promoção da segurança no local de trabalho.

A programação abrangeu diversas atividades, incluindo dinâmicas sobre boas práticas de segurança, instruções para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conceitos básicos de primeiros socorros, ginástica laboral e vacinação dos funcionários. A Enfermeira do Trabalho, Elcirlen Cruz, coordenou a aplicação das vacinas contra difteria e tétano (DT) e febre amarela, destacando a importância da prevenção e do cuidado integral com a saúde no local de trabalho.

Foto: Divulgação

O evento incluiu uma palestra conduzida pelo psicólogo do hospital, Irandir Moraes Furtado Junior, que enfatizou a “Relevância da saúde mental e do bem- estar no local de trabalho”. Além disso, por meio da dinâmica do ‘Mural de Compromissos’, os participantes tiveram a oportunidade de registrar ações individuais de compromisso consigo mesmos e com os colegas de trabalho, reforçando a reflexão sobre o autocuidado.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), em colaboração com o setor de Humanização, organizou cuidadosamente toda a programação. Os cipeiros lideraram as atividades com o suporte da fisioterapeuta Layla Oleastre Ferreira, responsável pela ginástica laboral na programação da manhã, e dos estudantes de Fisioterapia da Faculdade – FAM, que prosseguiram com as atividades de ginástica laboral no período noturno.

De acordo com a presidente da CIPA, Emanuele Pantoja Cardoso, a SIPAT é uma oportunidade para reflexão e aprendizado, que destaca a relevância do cuidado coletivo e do compromisso individual com a segurança no ambiente de trabalho”. É fundamental investir na saúde e no bem-estar no local de trabalho
para que possamos construir um futuro melhor para todos.