‘Cine Pipoca’ e musicoterapia oferecem acolhimento e atenção integral aos pacientes do Hospital Santa Rosa

Programações fortalecem relacionamentos, reduzem o estresse e contribuem para o cuidado integral dos usuários

Por  Wellington Hugles
26/08/2025  13h28

O Cine Pipoca e a Musicoterapia oferecem um cuidado que transcende o ambiente clínico, focando no bem-estar emocional e social dos pacientes e de seus acompanhantes. Foto: Ascom HRBTSR

Nos dias 21 e 22 deste mês, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), por meio da Comissão de Humanização, realizou duas atividades especiais para os pacientes e seus acompanhantes: o “Cine Pipoca” e a “Musicoterapia”. Essas ações refletem o compromisso de proporcionar um cuidado que transcende o âmbito clínico, colocando em primeiro lugar o bem-estar emocional e social de todos.

O Cine Pipoca, realizado em 21 de agosto, ofereceu aos pacientes uma oportunidade de lazer e descontração com a apresentação do filme SOUL, que aborda questões sobre propósito e sentido da vida. A atividade trouxe leveza ao dia a dia do hospital, destacando a importância de ambientes que favoreçam o equilíbrio emocional e a alegria, mesmo durante a internação.

Foto: Ascom HRBTSR

Já no dia 22 de agosto, a Musicoterapia proporcionou aos pacientes e acompanhantes uma oportunidade de relaxar, interagir e promover o bem-estar. A atividade ajudou a estreitar laços, diminuir o estresse e proporcionar acolhimento, enfatizando que o cuidado integral abrange não só a saúde física, mas também as dimensões emocional e social.

As ações propostas no Hospital Santa Rosa, unidade gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID) em Abaetetuba (PA), reforçam o compromisso com a humanização da assistência em saúde, além de oferecer experiências que favorecem a recuperação, reconhecem cada ser humano e fortalecem o senso de acolhimento e atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde.