Profissionais do Oncológico Infantil concluem curso internacional sobre prevenção de infecções

Colaboradoras da unidade de saúde do Pará integraram a primeira turma de capacitação promovida pelo St. Jude Children’s Research Hospital, um marco que para o fortalecimento da rede especializada em todo o País

Por Ellyson Ramos
13/08/2025  20h35

A coordenadora do SCIH do Hoiol, Adrielle Monteiro, e a enfermeira do NHE da Unacon, Blenda Cabral, foram certificadas após aprovação na primeira turma do Curso de Prevenção e Controle de Infecções (PCI) no Brasil. Foto: Divulgação

Profissionais do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) participaram da primeira edição brasileira do curso internacional de Prevenção e Controle de Infecções (PCI), promovido pelo St. Jude Children’s Research Hospital, referência mundial no tratamento do câncer infantojuvenil. A formação intensiva foi realizada de 6 a 12 de agosto, na sede do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), em São Paulo (SP), reunindo especialistas de 23 hospitais do País.

A equipe do Oncológico Infantil foi representada pelas enfermeiras Adrielle Monteiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), e Blenda Cabral, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). Ambas integraram o seleto grupo de 31 profissionais aprovados para a fase presencial do curso, após etapa virtual realizada entre março e maio, com 77 participantes de todo o Brasil.

A capacitação internacional foi marcada por uma imersão em estratégias e práticas para a prevenção de infecções hospitalares, com foco na segurança de pacientes oncológicos. Ao longo da semana, especialistas do St. Jude e de instituições parceiras compartilharam protocolos e experiências de sucesso, adaptadas à realidade dos hospitais brasileiros.

Fases – O curso oferecido aos profissionais de saúde contemplou duas etapas. A primeira delas foi on-line, realizada entre os meses de março e maio. Os aprovados avançaram para o treinamento presencial na capital paulista. Dos 77 participantes da fase virtual, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hoiol, Adrielle Monteiro, foi uma dos 31 profissionais aprovados para a segunda fase.

“É extremamente gratificante poder compartilhar o que fazemos de positivo no Hospital Octávio Lobo, levar experiências bem-sucedidas e constatar que estamos no caminho certo, adotando estratégias e alinhadas às recomendações globais”, afirmou.

Adrielle é especialista em gestão e controle de infecção hospitalar e defende que a participação no curso representa um avanço para a assistência prestada no Pará. “Estou muito feliz com essa oportunidade e com a possibilidade de trazer para o nosso estado o conhecimento adquirido. Pretendo contribuir ainda mais para a melhoria do cuidado e da segurança no manejo, com foco na prevenção de infecção”, destacou.

A enfermeira Blenda Cabral, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hoiol, também integrou o seleto grupo. “Foi uma semana intensa e enriquecedora, com profissionais altamente qualificados. O St. Jude é uma instituição renomada e, por meio de seu serviço de controle de infecções, tem um papel fundamental no aumento das chances de cura dos pacientes. Além disso, o curso foi sediado pelo Hospital do GRAACC, uma referência nacional no tratamento de câncer infantil, com uma impressionante taxa de cura de 80%”, explicou.

Blenda é especialista em infectologia, mestre em biologia parasitária e, como profissional atuante no controle e prevenção de infecções no Hoiol, afirma se sentir honrada com a mais recente certificação. “Foi uma honra participar. Nosso principal objetivo é replicar na unidade as ações de melhorias aprendidas, visando oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes, prevenir infecções e, consequentemente, aumentar suas chances de cura.”

A formação presencial da primeira turma do curso PCI Brasil 2025 foi realizada no Hospital do GRAACC, na capital paulista. Foto: Divulgação

A diretora-geral do Oncológico Infantil, Sara Castro, celebrou a certificação das profissionais e destacou que a formação corrobora o compromisso da instituição na prestação de um cuidado de excelência. “Apoiar a capacitação da equipe é investir diretamente na qualidade e segurança do atendimento prestado. A participação do Hoiol neste curso, ao lado de instituições de referência como o St. Jude e o GRAACC, é motivo de grande orgulho para o time”, afirmou.

Segundo a gestora, os aprendizados serão incorporados à prática assistencial do hospital. “Experiências como essa proporcionam acesso a práticas de excelência em controle de infecções, fundamentais para garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos usuários. Acredito que os conhecimentos serão aplicados e multiplicados em nossa rotina, refletindo diretamente na missão de oferecer um tratamento oncológico de alto nível, humano e seguro”, concluiu Sara.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 e 19 anos. Atualmente a unidade, gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atende mais de 900 pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.