Hospital Regional de Tucuruí supera 200 mil atendimentos

Hospital e Unacon realizam cirurgias, exames, consultas e terapias, reforçando papel essencial no sistema de saúde do Pará

Por Wellington Hugles
13/08/2025 15h37

Ao longo de seus 32 anos, a instituição consolidou-se como peça fundamental do sistema de saúde do Pará. Foto: Divulgação

Referência em média e alta complexidade na região do Lago de Tucuruí, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí — formado pelo Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) — atingiu a marca de 206.375 atendimentos entre janeiro e junho de 2025.

Ao longo de seus 32 anos, a instituição consolidou-se como peça fundamental do sistema estadual de saúde, oferecendo atendimento de qualidade e serviços especializados à população de Tucuruí e municípios vizinhos.

Foto: Divulgação

Números expressivos – No primeiro semestre, foram realizados:
– 144.505 exames laboratoriais
– 17.831 exames de imagem
– 11.032 atendimentos de urgência e emergência no Pronto Atendimento
– 6.749 acolhimentos e consultas pela equipe multiprofissional
– 3.365 internações
– 1.803 cirurgias
– 2.685 procedimentos complementares, como cirurgias ambulatoriais, hemoterapia, OPME e biópsias

O Ambulatório de Especialidades contabilizou 8.515 consultas médicas. Já a Unacon atendeu pacientes de várias regiões do estado, somando 3.889 consultas oncológicas, 3.001 sessões de quimioterapia e 3.000 sessões de radioterapia.

Hospital e Unacon realizam cirurgias, exames, consultas e terapias, reforçando papel essencial no sistema de saúde do Pará. Foto: Divulgação

Gestão e qualidade – Segundo o diretor-geral do HRT e da Unacon, Junior Souto, os resultados refletem o empenho coletivo: “Esse resultado é consequência do trabalho sério e dedicado de toda a nossa equipe. Apesar da alta demanda, temos nos esforçado para proporcionar um atendimento humanizado e eficaz, priorizando a segurança e o bem-estar dos pacientes. Mensalmente, melhoramos processos e reforçamos a integração entre os departamentos”.

O avanço nos indicadores é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e o Instituto Diretrizes, responsável pela gestão do Complexo.

O diretor-geral do HRT e da Unacon, Junior Souto, e o diretor regional do Instituto Diretrizes, Lucas Urel. Foto: Divulgação

Aprovação e certificação – No mesmo período, a unidade obteve 98,11% de aprovação entre os pacientes, segundo levantamento da Ouvidoria/Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

O Complexo Hospitalar também possui certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2024, conquistou o nível 1 – “Acreditado”, reconhecimento que atesta o compromisso com elevados padrões de qualidade e segurança no atendimento.