Estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higiene das mãos está associada à redução nas taxas de infecções, óbitos e transmissão de microrganismos multirresistentes em instituições de saúde
Por Wellington Hugles
02/07/2025 17h50
O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) participa do Projeto Nacional de Implantação da Estratégia Multimodal para melhorar a higiene das mãos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Serviços de Saúde, visando a Segurança do Paciente – 2025. A ação é promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em colaboração com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais (VISAs).
Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem um dos principais desafios no atendimento ao paciente, e sua monitorização e prevenção devem ser prioridades no planejamento estratégico das instituições dedicadas a proporcionar cuidados de saúde seguros. Essas infecções não só afetam os pacientes, mas também colocam em risco os profissionais de saúde, trabalhadores de apoio, acompanhantes e outros usuários do serviço.
O impacto das IRAS inclui o prolongamento no período de internação hospitalar. Pesquisas demonstram que uma maior conformidade com as práticas de higiene das mãos está ligada à diminuição nas taxas de infecções, mortes e transmissão de microrganismos multirresistentes em instituições de saúde. Isso se torna ainda mais crucial em UTIs, em que os pacientes estão mais vulneráveis às infecções.
Segundo Claudemir Guimarães, diretor-geral do Hospital Regional Santa Rosa, ‘’a equipe sempre estará disposta a compor com projetos dessa importância, pois, no Hospital Santa Rosa, já temos projetos similares a este, mas treinar e incentivar as práticas assistenciais corretas nunca é o bastante, quanto mais melhor, pois nosso objetivo principal é prestar uma assistência segura aos nossos pacientes’’.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500