Hospital Regional Santa Rosa adere ao Projeto Nacional de Higiene das Mãos promovido pela Anvisa

Estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higiene das mãos está associada à redução nas taxas de infecções, óbitos e transmissão de microrganismos multirresistentes em instituições de saúde

Por Wellington Hugles
02/07/2025 17h50

O diretor médico da Medcp, Fábio, posa ao lado dos gestores do Hospital Santa Rosa, Marcelino Lobato (diretor clínico), Lícia Silva (diretora assistencial), Thiago Carvalho (coordenador do SCIH), Ítalo Alves (diretor técnico), Felipe Johann (diretor administrativo) e Claudemir Guimarães (diretor-geral). Foto: Ascom HRBTSR

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR) participa do Projeto Nacional de Implantação da Estratégia Multimodal para melhorar a higiene das mãos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Serviços de Saúde, visando a Segurança do Paciente – 2025. A ação é promovida pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em colaboração com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais (VISAs).

Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem um dos principais desafios no atendimento ao paciente, e sua monitorização e prevenção devem ser prioridades no planejamento estratégico das instituições dedicadas a proporcionar cuidados de saúde seguros. Essas infecções não só afetam os pacientes, mas também colocam em risco os profissionais de saúde, trabalhadores de apoio, acompanhantes e outros usuários do serviço.

O impacto das IRAS inclui o prolongamento no período de internação hospitalar. Pesquisas demonstram que uma maior conformidade com as práticas de higiene das mãos está ligada à diminuição nas taxas de infecções, mortes e transmissão de microrganismos multirresistentes em instituições de saúde. Isso se torna ainda mais crucial em UTIs, em que os pacientes estão mais vulneráveis às infecções.

Segundo Claudemir Guimarães, diretor-geral do Hospital Regional Santa Rosa, ‘’a equipe sempre estará disposta a compor com projetos dessa importância, pois, no Hospital Santa Rosa, já temos projetos similares a este, mas treinar e incentivar as práticas assistenciais corretas nunca é o bastante, quanto mais melhor, pois nosso objetivo principal é prestar uma assistência segura aos nossos pacientes’’.