Unidades gerenciadas pelo Instituto Diretrizes são reconhecidas pela excelência na notificação de eventos adversos

Hospital Regional de Tucuruí, Hospital Regional Público do Leste, Hospital Santa Rosa e Hospital Octávio Lobo foram reconhecidos durante cerimônia na Secretaria de Saúde Pública do Pará

Por Ellyson Ramos

27/03/2025 21h46

Hospitais gerenciados pelo Instituto Diretrizes receberam certificados de regularidade durante evento na Secretaria de Saúde Pública do Pará . Foto: Ellyson Ramos

Representantes de quatro hospitais gerenciados pelo Instituto Diretrizes (ID) participaram, na última quarta-feira (26), em Belém (PA), da “Certificação de Regularidade de Notificação de Eventos Adversos – 2025”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), reconheceu unidades de saúde e serviços de diálise que mais se destacaram em 2024 quanto às notificações regulares de eventos adversos infecciosos e não infecciosos.

O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e o Hospital Regional Público do Leste (HRPL) foram certificados nas categorias Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa (HRBTSB) recebeu certificações quanto ao trabalho desenvolvido nas categorias CCIH e Serviço de Hemodiálise. Já o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) foi congratulado pela regularidade de notificações do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NSP).

A comunicação de um incidente ou evento inesperado a uma autoridade reguladora, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contribui para a melhoria da qualidade dos serviços, uma vez que, permite, por exemplo, a identificação de falhas nos processos de saúde. Sistemas informatizados como o Notivisa – que viabiliza o registro e o monitoramento regular de relatos – são ferramentas importantes para a avaliação de riscos e contribuem para um atendimento mais seguro e qualificado.

A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde Pública do Pará. Foto: Ellyson Ramos

Realizada no auditório da Sespa, a certificação foi organizada pelo Centro de Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras), do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp) e pela Coordenação Estadual dos Serviços de Diálise (Cesd). O secretário de Saúde em exercício, Edney Pereira, ressaltou que a notificação eficiente orienta políticas públicas e melhora os serviços prestados.

“As notificações são essenciais porque, a partir delas, conseguimos estabelecer metas, definir protocolos clínicos e direcionar ações de saúde. Precisamos de notificações de qualidade, que reflitam a realidade e orientem políticas públicas eficazes. Notificar não é apenas um requisito burocrático, mas um compromisso com a melhoria contínua da assistência”, afirmou o secretário.

A cerimônia foi aberta pelo secretário de Saúde do Pará em exercício, Edney Pereira, ao lado de Shirley Braga (à esquerda) e Thaís Castro de Oliveira (à direita). Foto: Ellyson Ramos

Durante discurso, a representante da vigilância sanitária estadual, Thais Oliveira, ressaltou que a iniciativa estimula os processos de monitoramento e parabenizou as instituições reconhecidas. “Cumprimento a todos os estabelecimentos de saúde aqui representados e afirmo que esse evento é um avanço para o estado. Mesmo em hospitais distantes dos grandes centros urbanos, observamos que é possível fazer uma saúde de qualidade. Parabéns pela regularidade das notificações. Nos enche de orgulho saber que estão comprometidos com a saúde, segurança e a qualidade dos serviços ofertados”, disse.

A gerente regional de Qualidade do ID, Andréia Guimarães; o representante da CCIH do HRPL, Wenison Costa; a representante do HRT, Rebeca Garcia; o representante do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Rosa, Thiago Moraes; e a assessora de Qualidade do Instituto Diretrizes, Williane Melo. Foto: Ellyson Ramos

Para a gerente regional de Qualidade do Instituto Diretrizes, Andréia Guimarães, o evento reforçou a importância da notificação regular no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para o aprimoramento da segurança do paciente e a qualidade da assistência. “Esse evento incentiva e gera oportunidades de melhorias nos processos a partir das notificações. As certificações entregues aqui motivam os colaboradores do Instituto a seguir as melhores práticas, promovendo a melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente. Diante do ranking das unidades que mais notificaram com regularidade e deste reconhecimento público, acredito que mais estabelecimentos receberão esses certificados em 2026″, destacou.

A Certificação reconheceu instituições comprometidas com a segurança do paciente por meio do registro regular de eventos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Foto: Ellyson Ramos

Dinâmica – Durante o evento, foram realizadas as palestras: “Desafios e Superações na Interpretação dos Dados de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”, na qual abordou-se o processo de coleta e envio de dados e os impactos gerados por dados não conformes; e “Principais Falhas nas Notificações de IRAS”, momento em que foram apontados erros como a duplicidade de informações e o preenchimento incorreto de  campos dos formulários. Na oportunidade, apresentou-se ainda os indicadores da Anvisa.

Além da entrega dos certificados, os organizadores promoveram um quiz virtual com questões relacionadas às condutas, à capacitação e ao uso de ferramentas de notificação. No jogo de perguntas e respostas com mais de 50 representantes de instituições de saúde, o Hospital Santa Rosa liderou o pódio e sagrou-se campeão com 7.271 pontos.

A coordenadora de Qualidade do Hospital Octávio Lobo, Dociana Formigosa, recebeu certificado pela manutenção da regularidade das notificações de eventos. Foto: Ellyson Ramos

Dia Q da Qualidade promove a gestão da qualidade e a segurança do paciente

Regularmente, o Instituto Diretrizes promove nas unidades o “Dia Q da Qualidade”, evento que iniciou como um treinamento e firmou-se no calendário institucional. A coordenadora da atividade, a assessora de Qualidade do ID, Williane Melo, pontua que o projeto é fruto de uma construção coletiva que recebeu apoio da alta gestão do ID e resultou em reflexões e resultados positivos, incluindo o mais recente reconhecimento da vigilância sanitária do Estado do Pará.

“Antes era um treinamento que permitia a abordagem da gestão da qualidade e da segurança do paciente para toda a equipe. Mas hoje é algo maior. O ‘Dia Q’ de fato tornou-se um evento propriamente dito. A implementação desta ação refletiu na operação, trazendo reflexão e no momento que vivemos hoje, sendo reconhecidos pela vigilância”, afirmou Williane ao destacar a adesão das equipes ao projeto, que conta até com um mascote, o Qualison, personagem que a cada ação é caracterizado com elementos relacionados ao tema a ser debatido.

Equipes das unidades gerenciadas pelo Instituto Diretrizes posam com certificados recebidos durante cerimônia na Sespa. Foto: Ellyson Ramos

Ainda durante o evento na Sespa, Williane destacou a importância da notificação e o enfrentamento aos desafios na gestão da qualidade, enfatizando que esse reconhecimento servirá como incentivo para a equipe continuar trabalhando na prevenção de danos. “Dentre os nossos principais objetivos estratégicos está o fortalecimento da cultura de segurança. Então, nós intensificamos muito, junto à equipe da qualidade, a importância de nós desmistificarmos o erro como ‘um problema que não tem causa’. E essa certificação é fruto de muito trabalho ao longo de 2024. Acredito que esta é uma grande iniciativa do estado do Pará, que fortalece e incentiva as boas práticas. E é por isso que recebemos, com muita alegria, esse reconhecimento. Seguiremos trabalhando no gerenciamento de barreiras para que danos não aconteçam”, concluiu.

Representante do Núcleo de Segurança do Paciente do HRPL, Rhuan Marcuzzo Chaves recebeu certificado durante cerimônia na Sespa. Foto: Ellyson Ramos

Sobre o ID – Organização Social sem fins lucrativos, o Instituto Diretrizes (ID)  atua no gerenciamento e operacionalização de serviços de saúde pública. Fundada em 02 de maio de 2006, a instituição adota um modelo de gestão por processos que respeita a singularidade, a diversidade, e busca, além da melhoria contínua, o fortalecimento da cultura de qualidade e segurança do paciente. Nas unidades gerenciadas, o ID alia qualidade técnica, inovação e reafirma diariamente o seu compromisso com a alta eficiência, humanização do atendimento e qualidade e segurança proporcionada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).