Hospital Regional de Tucuruí, Hospital Regional Público do Leste, Hospital Santa Rosa e Hospital Octávio Lobo foram reconhecidos durante cerimônia na Secretaria de Saúde Pública do Pará
Por Ellyson Ramos
27/03/2025 21h46
Representantes de quatro hospitais gerenciados pelo Instituto Diretrizes (ID) participaram, na última quarta-feira (26), em Belém (PA), da “Certificação de Regularidade de Notificação de Eventos Adversos – 2025”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), reconheceu unidades de saúde e serviços de diálise que mais se destacaram em 2024 quanto às notificações regulares de eventos adversos infecciosos e não infecciosos.
O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e o Hospital Regional Público do Leste (HRPL) foram certificados nas categorias Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa (HRBTSB) recebeu certificações quanto ao trabalho desenvolvido nas categorias CCIH e Serviço de Hemodiálise. Já o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) foi congratulado pela regularidade de notificações do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NSP).
A comunicação de um incidente ou evento inesperado a uma autoridade reguladora, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contribui para a melhoria da qualidade dos serviços, uma vez que, permite, por exemplo, a identificação de falhas nos processos de saúde. Sistemas informatizados como o Notivisa – que viabiliza o registro e o monitoramento regular de relatos – são ferramentas importantes para a avaliação de riscos e contribuem para um atendimento mais seguro e qualificado.
Realizada no auditório da Sespa, a certificação foi organizada pelo Centro de Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras), do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp) e pela Coordenação Estadual dos Serviços de Diálise (Cesd). O secretário de Saúde em exercício, Edney Pereira, ressaltou que a notificação eficiente orienta políticas públicas e melhora os serviços prestados.
“As notificações são essenciais porque, a partir delas, conseguimos estabelecer metas, definir protocolos clínicos e direcionar ações de saúde. Precisamos de notificações de qualidade, que reflitam a realidade e orientem políticas públicas eficazes. Notificar não é apenas um requisito burocrático, mas um compromisso com a melhoria contínua da assistência”, afirmou o secretário.
Durante discurso, a representante da vigilância sanitária estadual, Thais Oliveira, ressaltou que a iniciativa estimula os processos de monitoramento e parabenizou as instituições reconhecidas. “Cumprimento a todos os estabelecimentos de saúde aqui representados e afirmo que esse evento é um avanço para o estado. Mesmo em hospitais distantes dos grandes centros urbanos, observamos que é possível fazer uma saúde de qualidade. Parabéns pela regularidade das notificações. Nos enche de orgulho saber que estão comprometidos com a saúde, segurança e a qualidade dos serviços ofertados”, disse.
Para a gerente regional de Qualidade do Instituto Diretrizes, Andréia Guimarães, o evento reforçou a importância da notificação regular no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para o aprimoramento da segurança do paciente e a qualidade da assistência. “Esse evento incentiva e gera oportunidades de melhorias nos processos a partir das notificações. As certificações entregues aqui motivam os colaboradores do Instituto a seguir as melhores práticas, promovendo a melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente. Diante do ranking das unidades que mais notificaram com regularidade e deste reconhecimento público, acredito que mais estabelecimentos receberão esses certificados em 2026″, destacou.
Dinâmica – Durante o evento, foram realizadas as palestras: “Desafios e Superações na Interpretação dos Dados de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde”, na qual abordou-se o processo de coleta e envio de dados e os impactos gerados por dados não conformes; e “Principais Falhas nas Notificações de IRAS”, momento em que foram apontados erros como a duplicidade de informações e o preenchimento incorreto de campos dos formulários. Na oportunidade, apresentou-se ainda os indicadores da Anvisa.
Além da entrega dos certificados, os organizadores promoveram um quiz virtual com questões relacionadas às condutas, à capacitação e ao uso de ferramentas de notificação. No jogo de perguntas e respostas com mais de 50 representantes de instituições de saúde, o Hospital Santa Rosa liderou o pódio e sagrou-se campeão com 7.271 pontos.
Dia Q da Qualidade promove a gestão da qualidade e a segurança do paciente
Regularmente, o Instituto Diretrizes promove nas unidades o “Dia Q da Qualidade”, evento que iniciou como um treinamento e firmou-se no calendário institucional. A coordenadora da atividade, a assessora de Qualidade do ID, Williane Melo, pontua que o projeto é fruto de uma construção coletiva que recebeu apoio da alta gestão do ID e resultou em reflexões e resultados positivos, incluindo o mais recente reconhecimento da vigilância sanitária do Estado do Pará.
“Antes era um treinamento que permitia a abordagem da gestão da qualidade e da segurança do paciente para toda a equipe. Mas hoje é algo maior. O ‘Dia Q’ de fato tornou-se um evento propriamente dito. A implementação desta ação refletiu na operação, trazendo reflexão e no momento que vivemos hoje, sendo reconhecidos pela vigilância”, afirmou Williane ao destacar a adesão das equipes ao projeto, que conta até com um mascote, o Qualison, personagem que a cada ação é caracterizado com elementos relacionados ao tema a ser debatido.
Ainda durante o evento na Sespa, Williane destacou a importância da notificação e o enfrentamento aos desafios na gestão da qualidade, enfatizando que esse reconhecimento servirá como incentivo para a equipe continuar trabalhando na prevenção de danos. “Dentre os nossos principais objetivos estratégicos está o fortalecimento da cultura de segurança. Então, nós intensificamos muito, junto à equipe da qualidade, a importância de nós desmistificarmos o erro como ‘um problema que não tem causa’. E essa certificação é fruto de muito trabalho ao longo de 2024. Acredito que esta é uma grande iniciativa do estado do Pará, que fortalece e incentiva as boas práticas. E é por isso que recebemos, com muita alegria, esse reconhecimento. Seguiremos trabalhando no gerenciamento de barreiras para que danos não aconteçam”, concluiu.
Sobre o ID – Organização Social sem fins lucrativos, o Instituto Diretrizes (ID) atua no gerenciamento e operacionalização de serviços de saúde pública. Fundada em 02 de maio de 2006, a instituição adota um modelo de gestão por processos que respeita a singularidade, a diversidade, e busca, além da melhoria contínua, o fortalecimento da cultura de qualidade e segurança do paciente. Nas unidades gerenciadas, o ID alia qualidade técnica, inovação e reafirma diariamente o seu compromisso com a alta eficiência, humanização do atendimento e qualidade e segurança proporcionada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500