Unidade gerenciada pelo Instituto Diretrizes abordou qualidade de vida e assistência humanizada com 260 profissionais e estudantes
Cuidados paliativos fazem parte da assistência que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves ou ameaçadoras à vida, com foco no alívio do sofrimento, por meio do manejo de sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais. Com o propósito de abordar a temática, a gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), realizou na última quarta-feira (16) o “I Simpósio de Cuidados Paliativos”. O evento, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e com o apoio da Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 260 participantes, incluindo estudantes e profissionais da saúde.
O Simpósio foi realizado gratuitamente e abordou os aspectos conceituais dos cuidados paliativos, além da atuação da equipe em estudos de caso e troca de experiências com os participantes. Entre os palestrantes, estavam Lelyson Maciel, médico intensivista; a psicóloga Júlia Veloso; o farmacêutico Erick Paduano; Hayene Matos, nutricionista; Patrícia Costa, fisioterapeuta; e a fonoaudióloga, Larissa Lemos, com mediação da médica Mariana Ferro e da enfermeira, Karla Silva, diretora assistencial do HRPL.
A psicóloga Júlia Luz Veloso, que compõe a Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) do HRPL, enfatiza que promover discussões sobre essa temática é essencial, pois contribui para desmistificar preconceitos e esclarecer dúvidas tanto da comunidade, quanto dos profissionais de saúde em relação à abordagem paliativa. Isso favorece uma maior aceitação e integração dos cuidados paliativos nos sistemas de saúde.
Segundo ela, o “Dia Mundial de Cuidados Paliativos”, celebrado anualmente em outubro, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados paliativos para pessoas com doenças que ameaçam a vida.
“Os objetivos do evento incluem promover a troca de experiências entre profissionais da área, proporcionando um espaço para discussão sobre os avanços e tendências nos cuidados paliativos. Além disso, busca-se apresentar estudos de caso e práticas inovadoras que possam enriquecer o campo, bem como fomentar a formação contínua dos profissionais e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados paliativos na assistência à saúde”, informou a profissional.
O médico e diretor técnico do HRPL, Lelyson Maciel, destacou que “o respeito à autonomia do paciente é um dos pilares fundamentais nos cuidados paliativos, garantindo que cada indivíduo tenha o direito de tomar decisões informadas sobre seu próprio tratamento”. Ele acrescenta que é essencial que os profissionais de saúde escutem e acolham as preferências do paciente, respeitando sua dignidade e seus valores, assegurando que suas decisões sejam tratadas com a devida importância.
Aprovação – Nathalia Maria Guimarães, de 32 anos, comenta que já conhecia o tema e que a proposta do evento é essencial para o seu exercício profissional. Para ela, os cuidados paliativos são fundamentais, pois promovem cuidados humanizados e conforto aos pacientes.
“O evento contribuiu com a comunidade oferecendo conceitos importantes e desmistificando a temática, contribuiu muito com o meu trabalho, porque não é comum que esse tema seja abordado, temos que aproveitar essa oportunidade. A iniciativa foi maravilhosa, aguardo os próximos eventos e torço para que cresçam ainda mais”, finalizou a assistente social da saúde indígena.
Para a técnica de enfermagem e estudante do curso de graduação em Enfermagem, que também participou do evento, Gilzélia dos Reis Conceição, de 37 anos, “esse é um tema que ainda é pouco discutido e o simpósio foi essencial, trazendo clareza sobre o papel dos cuidados paliativos. Eles são fundamentais para promover conforto ao paciente, garantindo uma morte digna, sem sofrimento, com respeito à sua condição e à sua dignidade”, ressaltou ao parabenizar a iniciativa do HRPL.
Dados – De 2020 até setembro de 2024, a Comissão de Cuidados Paliativos do HRPL acompanhou um total de 190 pacientes e seus familiares. No ano de 2024, 51 desses pacientes foram atendidos, representando cerca de 27% do total de atendimentos no período. As principais condições diagnosticadas entre os pacientes acompanhados incluem acidentes vasculares encefálicos (AVE) e câncer.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas, Pará. Mais informações pelo telefone: 0800 580 3291.
Matriz – Sede Administrativa:
Av. Ipanema, 165 – Cj. 1501, 18 do Forte – Alphaville – Barueri – CEP: 06472-002
Horário de Atendimento:
08h00 às 17h (Horário de Brasília) – Segunda a Sexta-Feira (exceto feriados).
Contato:
(11) 4208-3500