HRT e Unacon realizam simulação real de evacuação em casos de incêndio

Um hospital é mais seguro com exercícios simulados contra incêndio.

Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 8 de março, a primeira simulação real de evacuação em casos de incêndio no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon. A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) juntamente com os brigadistas da unidade.

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon, possui um sistema de combate a incêndio com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação, sinalização nos corredores e demais sistemas vitais da instituição, além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergência. “O Instituto Diretrizes, através da gestão hospitalar, tem uma preocupação constante em oferecer toda segurança necessária a todos que circulam no hospital. Entre as ações preventivas, é essencial apoiar capacitações periódicas para nossos brigadistas, realizar regularmente a manutenção adequada de todo nosso sistema de prevenção a incêndio e principalmente realizar estes simulados, procurando alcançar uma resposta mais rápida em casos de sinistros, com maior eficiência na evacuação de todos da unidade”, ressaltou Júnior Souto, diretor-geral.

A prevenção de acidentes caminha em conjunto com a prontidão nos procedimentos de socorro. “A prevenção envolve o treinamento contínuo de profissionais que possam identificar situações de risco e, principalmente, agir para proteger a vida dos ocupantes da edificação e reduzir os danos ao meio ambiente. Os brigadistas de incêndio são mais importantes do que se imagina nesse contexto”, explicou o diretor-geral.

Na legislação, a função dos brigadistas de incêndio é determinada por Instruções Técnicas, conhecidas como IT. Cada Estado tem suas Instruções Técnicas elaboradas pelo Corpo de Bombeiros. A brigada de incêndio é formada por um grupo de colaboradores voluntários. O treinamento dos brigadistas é fundamental para garantir uma atuação capaz de realizar os primeiros socorros, controlar pânico, combater princípios de incêndio e guiar a saída das pessoas para o abandono de área.

“Os simulados de incêndio e abandono de prédio trazem para a realidade dos brigadistas a possibilidade de enfrentar uma situação real com mais eficiência e segurança, além de orientar com eficiência a retirada dos pacientes e trabalhadores em caso de sinistros”, ressaltou Souto.

Além de treinados para situação de emergência (não urgência), o brigadista também é capacitado para identificar riscos no ambiente de trabalho e até na fiscalização do estado de conservação de equipamentos de segurança.

No HRT e Unacon, todo o sistema de combate a incêndio está em pleno funcionamento, contando com extintores de incêndio, pontos de hidrantes, placas de orientações e sinalização nos corredores, além de alarmes sonoros e visuais, bem como saídas de emergência.

“Temos uma preocupação constante em oferecer esse tipo de experiência proporcionada com a realização dos simulados, com o apoio nas capacitações periódicas aos nossos brigadistas. A manutenção adequada de todo nosso sistema de prevenção a incêndio também é realizada regularmente”, afirmou o diretor-geral.

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon, é referência no atendimento de média e alta complexidades para os municípios do entorno do Lago de Tucuruí. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferece serviços de oncologia, cirurgia oncológica e radioterapia.

Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRT/UNACON