Hospital Oncológico Infantil integra ações pela Semana de Segurança do Paciente

Unidade busca empoderar usuários e acompanhantes para o autocuidado no tratamento

Destacar a participação ativa de pacientes, familiares e profissionais de saúde para a melhoria da qualidade da segurança e da assistência é um dos objetivos da campanha mundial “Setembro Laranja”. Em Belém, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), que é referência no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, integrou, na segunda-feira (18), uma ação desenvolvida pelo Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para reforçar a cultura de segurança nos hospitais público estaduais.

A programação reuniu diretores e coordenadores para debater assuntos referentes à temática e, posteriormente, envolveu usuários e responsáveis na brinquedoteca do 5º andar. O tema deste ano ‘Eleve a Voz dos Pacientes’ enfatiza que cada usuário, ou responsável em caso de menor de idade, pode contribuir para a segurança dos cuidados e do sistema de saúde como um todo.

“Já conhecemos o trabalho desenvolvido no Hoiol e que vem ao encontro dos objetivos da campanha. Hoje, estamos reforçando conceitos gerais e também os protocolos de segurança do paciente, para que cada vez mais esse usuário possa se empoderar, ter conhecimento e ser protagonista do seu próprio cuidado”, explicou a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente ( NSP), Melyane Gaia.

Segundo Melyane, o Núcleo cumprirá uma agenda nas unidades hospitalares da região metropolitana de Belém durante a semana comemorativa. “O nosso intuito é disseminar as informações com uma linguagem acessível para que o usuário consiga compreender a mensagem, inserir os protocolos de segurança como algo rotineiro e cooperar no processo do cuidado”, destacou.  

A garçonete Suziele Oliveira, 33 anos, esteve pela primeira no Hoiol para acompanhar a filha, que deu início ao tratamento no hospital. “É bom saber como devemos lidar com as situações para evitar eventos adversos, por isso é importante conhecer os protocolos de segurança para ajudar os nossos filhos. As informações foram bem esclarecedoras”, disse.

Os diretores André Bordallo, Alnilan Urel, Sara Castro, Alayde Vieira e Alan Franco participaram do I Simpósio de Oncologia Pediátrica do Pará

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo promove ações de educação continuada direcionadas ao cumprimento das seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança no uso dos medicamentos, cirurgia segura, prevenção de lesão por pressão, higienização das mãos e prevenção da queda.

Além dos protocolos implantados, o hospital realiza, a cada dois meses, o projeto “Heróis da Segurança”, em parceria com a Classe Hospitalar Profº Roberto França, para desenvolver atividades educativas com as crianças, assim como  treinamentos sistemáticos para fortalecer as práticas diárias, conforme explica a coordenadora do NQSP do Hoiol, a enfermeira Dociana Formigosa.

 “O intuito também é empoderar nossas crianças quanto aos protocolos de segurança que devem ser seguidos para evitar erros durante a internação ou durante os cuidados na assistência. Nós também produzimos uma cartilha e disponibilizamos para cada enfermaria para que os nossos usuários tenham acesso desde o momento da internação e sejam sensibilizados sobre como contribuir com a segurança durante a assistência hospitalar”, destacou Dociana.