Colaboradores, pacientes e acompanhantes participaram de momentos de entretenimento, bem-estar e estreitamento de laços afetivos

Colaboradores, pacientes e acompanhantes participaram de momentos de entretenimento, bem-estar e estreitamento de laços afetivos

O segundo domingo do mês de agosto é sinônimo de encontro e celebrações para muitas famílias brasileiras. Para quem está hospitalizado ou acompanha alguém que necessita de cuidados com a saúde, as comemorações podem até ser um pouco diferentes do planejado. No Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, a data continua representando momentos de homenagens, cuidado, bem-estar e muita diversão.

Na última sexta-feira (11), a brinquedoteca do segundo andar deu espaço para uma barbearia, na qual profissionais do ramo da beleza ofertaram cortes de cabelo e barba aos colaboradores e acompanhantes. Já neste sábado (12), o local reuniu pais e filhos em competições animadas. Houve ainda distribuição de brindes aos homenageados nas enfermarias da unidade.

Mais conhecido como Tio Bala, o animador de festas infantis Osvaldo Sanches voltou à instituição para promover um momento de diversão ao público da brinquedoteca do segundo andar. Há oito anos ele segue firme no compromisso de acender sorrisos dos pequenos em tratamento contra o câncer.

 “Nesta semana, eu perdi um irmão para essa doença e eu estou muito triste por dentro, mas escolho trazer a alegria para quem mais precisa. Faço esse trabalho há muitos anos porque é muito recompensador ver as crianças e dar um alento para os pais em momentos tão difíceis. Se as crianças sofrem com a doença, imagina os pais, que acompanham de perto? É por isso que eu escolho estar aqui e estarei até o fim da minha vida”, afirmou o artista, que é pai de três filhos.

Voluntária do Projeto Amor Sem Fronteiras, Leila Chagas é parceira do Oncológico Infantil desde quando a instituição foi fundada, em 2015, e acompanhou Tio Bala na tarefa de animar o dia de pais e filhos. “Amo trabalhar com o lúdico e a gente se empenha para que as crianças não percam essas datas comemorativas. Estamos aqui, trazendo ainda mais alegria para os pais e contribuindo para esse momento de interação deles com as crianças. Mesmo internados, eles precisam viver essa alegria”, afirmou.

Na data em que se comemora a importância da figura paterna, o autônomo Reinaldo Nunes, de 46 anos, passará um Dia dos Pais diferente ao lado do filho, Ryan, de 3 anos. Será a primeira celebração da data longe de casa. “Meu sentimento nesse momento é de orgulho por ter sido lembrado. A gente não esperava estar em um hospital, mas o importante é estar com o meu filho junto e lutar nessa guerra”, afirmou ele ao receber um brinde e felicitações pela data.

O mecânico Valber Costa, de 28 anos, também sabe da importância do papel paterno no desenvolvimento infantil e no apoio emocional em um momento de adoecimento. “Todo ano a gente espera sempre estar bem ao lado dos nossos filhos porque é uma data importante. E é muito bom estar ao lado do meu filho, principalmente diante dessa situação que ele está passando. Às vezes peço forças para passar para ele, mas acabo percebendo que é ele quem nos fortifica nesse momento que não é fácil”, afirmou o pai de Helber Lorenzo, de 4 anos, que luta contra a leucemia. “Meu papai é o Hulk!”, disse o menino, após o discurso emocionado do pai.

Oriundo de Marudá, o pedreiro Admilson Garcia, de 50 anos, é pai de André Lucas, de 12 anos, e para ele não há outro pedido de presente mais oportuno para a data. “Peço a Deus todos os dias pela saúde do meu filho e de todas as crianças que estão aqui. Que Ele cure cada um aqui dentro e que cuide do coração de cada pai e de cada mãe que estão nos hospitais na mesma situação em que estou”, afirmou.

“As ações humanizadoras nessa data reforçam os vínculos entre pais e filhos. Muitas crianças veem seus pais como super-heróis, protetores, como um abrigo, principalmente quando o momento não é tão favorável. E é incrível poder fazer parte de uma instituição que fortalece os laços afetivos dentro do ambiente hospitalar. Acredito que tanto os pais quanto os filhos precisam desse momento, pois o herói amigo que temos ao nosso lado hoje contribuirá para sermos ainda melhores amanhã”, concluiu a brinquedista Bruna Dominguez.

Serviço: 

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. 

A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Ellyson Ramos/Ascom HOIOL