Evento no Oncológico Infantil aborda jornada de paciente com Leucemia Linfoide Aguda

Hoiol é um dos três hospitais no Brasil que recebem o evento, que busca identificar regionalidades e desafios no enfrentamento da recorrência da doença

Profissionais de saúde do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, participaram, na quarta-feira (30), do workshop “Visão 360° do paciente LLA”. O evento abordou benefícios multidisciplinares e discutiu experiências de pacientes portadores de Leucemia Linfoide Aguda (LLA) na região Norte. Outros dois hospitais oncológicos, no sul e no nordeste brasileiro, receberão o evento ainda este ano. O objetivo é identificar peculiaridades do tratamento e dos usuários.

Fases como o retorno do paciente recidivado, a conscientização do mesmo e da família sobre a neoplasia, o diagnóstico, o tratamento, o pós-tratamento e a continuidade foram abordados durante uma dinâmica com a equipe multidisciplinar da instituição.

Na oportunidade, os profissionais foram instigados a refinar a estratégia de foco no paciente e identificar possíveis lacunas nas experiências e a trabalhar a resolutividade de desafios comuns para os pacientes.

“Um estudo americano sobre prestação de cuidados de serviços à saúde informa que, em 1980, o conhecimento nesta área dobrava a cada sete anos, e que em 2010 isso ocorria em período menor que 75 dias. O artigo informava ainda que tudo o que um estudante da área da saúde aprendia nos três primeiros anos, representava apenas 6% do conhecimento que existirá quando ele se formar. Como diria Alvin Toffler (sociólogo e escritor americano), é preciso desaprender e reaprender. Vamos desaprender alguns conceitos para que possamos aprender juntos novos conceitos”, iniciou o palestrante Paulo Crepaldi, especialista em comportamento.

“É a primeira vez que estamos implementando um evento neste formato, e estamos muito contentes em perceber o altíssimo engajamento dos colaboradores do hospital. A diretora técnica nos apresentou a unidade, o funcionamento, e notamos o compromisso em oferecer uma assistência de excelência. E por ter uma equipe muito engajada, o nível de discussões foi altíssimo e enriquecedor, portanto estamos muito satisfeitos”, completou Ana Paula Calabro, gerente de marketing.

“Esse workshop é de grande valia para o compartilhamento de conhecimento e a construção da linha do cuidado e da jornada do paciente que faz o tratamento de LLA. A gente está muito feliz em receber essa equipe pois o nosso objetivo com o uso de ferramentas como essa é que as equipes possam trabalhar cada vez mais interligadas e que a informação e o conhecimento entre elas possam ser disseminadas no hospital como um todo”, afirmou a diretora assistencial do Hoiol, Alnilan Urel.

“O intuito é melhorar o procedimento e ofertar mais qualidade no nosso serviço. Por isso, é de suma importância que os nossos profissionais atualizem o conhecimento e troquem experiências. Estamos gratos pelo convite, pelo reconhecimento da importância do Hospital Oncológico Infantil para assistência oncológica na região Norte do país”, disse a diretora técnica do Hoiol, Alayde Wanderley.

Participaram do evento a diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Tatiana Gurjão, e a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, Patrícia Martins.

“A maioria dos nossos pacientes reside em cidades distantes da capital, então existe uma dificuldade de deslocamento e de logística muito característica em nossa região, questões que impactam na adesão ao tratamento. Contudo, existe uma preocupação em criar estratégias para que esse paciente complete todas as etapas do tratamento, portanto o Hoiol está de parabéns por todo esse cuidado com o usuário”, afirmou Patrícia Martins.

Para Alessandra Trindade, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do ambulatório da instituição, o momento foi de muito aprendizado. “Participar deste workshop foi interessantíssimo para nós trocarmos experiências com profissionais focados no cuidado centrado no paciente. Nós tivemos uma excelente oportunidade para discutirmos o que é o melhor para o paciente. Foi um grande incentivo da instituição em aprimorar conhecimento e capacitação dos profissionais que aqui atuam”, afirmou a enfermeira.

Texto: Ellyson Ramos – Ascom Hoiol