Hospital Octávio Lobo imuniza responsáveis por pacientes internados

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu a campanha “Responsáveis vacinados, crianças mais fortes”, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), na última quinta-feira (15). A estratégia buscou incentivar a imunização das pessoas que têm contato com os pacientes, os quais são mais suscetíveis a contrair infecções e desenvolver quadros mais graves. Cerca de 70 acompanhantes de usuários internados receberam a vacina contra Covid-19 e influenza na instituição de saúde.

Equipe do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hoiol e equipe da Sesma

O enfermeiro do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Matheus Carvalho, explicou que “devido à sazonalidade e impacto clínico das infecções causadas por vírus respiratórios em crianças oncológicas, o hospital resolveu imunizar os acompanhantes para que sirvam de barreira e evitar que os vírus cheguem até os pacientes”. Ele também ressalta que público assistido pelo Hoiol possui critérios diferentes de vacinação, portanto segue um calendário especial conforme a orientação do oncologista, a depender da doença de base e da fase do tratamento.

“A ideia é criar uma rede de proteção em torno do paciente oncológico, os quais são imunossuprimidos devido a câncer e aos efeitos da quimioterapia.  A  campanha iniciou às 9h da manhã e seguiu durante a tarde. Independente da programação, orientamos os tutores sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia, e desmistificamos informações falsas a respeito da vacina contra o vírus SARS-CoV-2”, completou Carvalho.

Revelly Maitê Sousa, 28 anos, é mãe da pequena Rebeca Vitória, 7 anos, em tratamento contra leucemia, e sabe a importância de estar com a proteção em dia. “Ficamos tão envolvidos com o tratamento dos nossos filhos que nem sempre tiramos um tempo para ir buscar essa imunização nos postos de atendimento externo. Então, é uma oportunidade de obtermos essa proteção e reduzir o risco de expor as crianças a vírus respiratórios que podem trazer sérias consequências para elas”, disse.

Revelly Maitê recebendo a imunização

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.