Pacientes do Oncológico Infantil participam de ação de incentivo à higiene das mãos

Atividades educativas realizadas na brinquedoteca, ambulatório e unidades de internação da instituição orientaram as crianças e responsáveis

A enfermeira Adrielle Monteiro durante orientação de como higienizar as mãos corretamente

O tato faz das mãos os membros que mais têm contato com as superfícies. Ao espirrar, tossir e coçar, é comum levarmos alguns agentes infecciosos, como vírus e bactérias, de um lado para o outro. Mas, a lavagem adequada das mãos ajuda na prevenção de doenças e a salvar vidas, alerta a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), explanada, na sexta-feira (5), para pacientes e acompanhantes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém.

 

Neste ano, o tema “Acelere a Ação Conjunta. Salve Vidas – Higienize Suas Mãos” faz um convite aos usuários dos serviços de saúde para que integrem ações em prol da medida profilática.

Após usar a Caixa Mágica, paciente mostra a importância da higienização correta das mãos

A presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hoiol, a enfermeira Adrielle Monteiro, defende que a atitude simples da higiene das mãos é importante para a prevenção  de doenças, infecções, independente do ambiente.

 

“Conversamos diariamente com todos sobre a importância dessa medida (o ato de lavar as mãos). As informações são melhores assimiladas quando a gente utiliza o lúdico, a brincadeira para conscientizar”.

 

Ela explicou que foram entregues “desenhos alusivos ao tema para as crianças pintarem e, além das dinâmicas, realizamos atividade com a Caixa Mágica, na qual as crianças conseguem visualizar como seria uma mão contaminada por germes, bactérias. Fizemos uso também de uma luz especial que, em contato com um produto específico, simula a presença de microrganismos nas mãos, quando não higienizadas corretamente”, explicou Adrielle.

Com o uso de uma luz especial e de uma substância fluorescente, crianças acompanhavam a simulação da presença de microorganismos nas mãos.

Engajamento – Por meio do Serviço de Controle de Infecção, o hospital gerenciado pelo Instituto Diretrizes realiza anualmente campanhas de higiene de mãos com objetivo de conscientizar sobre a importância da higiene das mãos na segurança do cuidado prestado. As ações da última sexta-feira (5) envolveram pacientes, responsáveis e colaboradores. Todos juntos com o mesmo propósito: salvar vidas.

Programação agradou pacientes e acompanhantes, como a dona de casa Amanda Serra e o filho João de Freitas

Quem acompanhou a programação gostou das explicações e da didática escolhida para mostrar que o hábito evita a disseminação de doenças. “Hoje a gente viu a importância da higienização das mãos, que é fundamental não só para nós, adultos, como também para a saúde dos nossos filhos. A higiene correta das mãos pode parecer bobagem para muitas pessoas, mas a gente viu aqui que é muito sério, que não pode lavar de qualquer jeito e que existem movimentos corretos”, afirmou Amanda Serra, mãe de João de Freitas, 9 anos, que faz tratamento contra o linfoma de Burkitt – tipo de câncer do sistema linfático.

Texto de Ellyson Ramos / Ascom Hoiol