Oncológico Infantil promove evento sobre saúde e segurança do trabalhador

Especialistas convidados abordaram temáticas do ambiente laboral em programação voltada para colaboradores

Daniel Ferreira passa por consulta acompanhado da mãe Rita de Cássia

Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e promoveu momentos de orientação e descontração aos colaboradores.

A palestra inicial foi ministrada pela advogada Victória Arnaud, que abordou a prevenção e enfrentamento ao assédio sexual no ambiente de trabalho. “Dentro dessa temática, abordamos o conceito e informamos como os colaboradores podem identificar uma situação de assédio e como as vítimas e testemunhas devem agir. Inclusive, uma das formas de se prevenir é justamente o acesso à informação, por meio de palestras e cursos, disse.

Nós organizamos momentos com roda de conversa e atividades, pois também precisamos nos cuidar enquanto profissionais da área da saúde e segurança do trabalho. Trouxemos ainda a chamada ‘Blitz da Segurança’, na qual abordamos, em todos os andares do hospital, os colaboradores a fim de ouvi-los quanto às questões ligadas ao ambiente laboral, verificando as condições de segurança. O ambiente de trabalho precisa estar seguro para proteger a saúde dos nossos colaboradores”, destacou o médico do trabalho do Hoiol, Márcio Maués.

Ainda na programação da última terça-feira (2), a engenheira de segurança Janaína Macerata palestrou sobre “Segurança e Saúde no Trabalho”. Para a auxiliar de Departamento Pessoal, Sharlene Nunes, os assuntos colocados em pauta nas palestras são essenciais para a promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.

“É importante identificar atos que visam humilhar, desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho, pois são atitudes que põem em risco o emprego, a saúde e a vida da vítima. Esclarecer isso mostra que a instituição se importa com os colaboradores, já que incentiva que todos saibam a relevância da segurança e de como agir diante dessas situações para que tenhamos um local de trabalho saudável e produtivo”, afirmou Sharlene.

O oncologista ortopédico Fernando Brasil, do Hoiol, avalia exames de imagens do paciente.

Perfil – Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol