Além da palestra da coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Dociana Formigosa, no evento inaugural, a organização promoveu a exibição do vídeo “Aprendendo com os Erros” como ferramenta de reflexão ao público.
“O evento abordou de forma ampla a garantia e promoção da segurança do paciente. No caso do vídeo exposto, discutiu-se a importância das medidas preventivas dentro da nossa prática e contribuiu para que cada um consiga absorver o conhecimento, participar desse momento de reflexão e voltar às suas áreas pensando em como pode melhorar e envolver ainda mais o familiar e o paciente no cuidado”, disse a coordenadora do centro cirúrgico do Hoiol, Camila Hosokawa, enquanto compartilhava a rotina de confirmações de procedimentos no setor onde atua.
Dentre as metas Internacionais de Segurança do Paciente estão: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.