Colaboradores da instituição referência em oncologia pediátrica integram evento sobre a cultura de segurança no ambiente hospitalar
Gestores e colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, participam, nesta segunda-feira (24), de evento comemorativo aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A programação do “Abril pela Segurança do Paciente” foi iniciada no auditório da instituição e contempla equipes de todos os turnos com palestras voltadas às metas e a cultura de segurança defendidas no protocolo nacional.
Mediado pela Comissão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, o evento segue com programação alusiva nesta terça-feira (25), quando crianças da Classe Hospitalar Professor Roberto França devem participar de atividades lúdicas com equipes assistenciais e de apoio.
Além da palestra da coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Dociana Formigosa, no evento inaugural, a organização promoveu a exibição do vídeo “Aprendendo com os Erros” como ferramenta de reflexão ao público.
“O evento abordou de forma ampla a garantia e promoção da segurança do paciente. No caso do vídeo exposto, discutiu-se a importância das medidas preventivas dentro da nossa prática e contribuiu para que cada um consiga absorver o conhecimento, participar desse momento de reflexão e voltar às suas áreas pensando em como pode melhorar e envolver ainda mais o familiar e o paciente no cuidado”, disse a coordenadora do centro cirúrgico do Hoiol, Camila Hosokawa, enquanto compartilhava a rotina de confirmações de procedimentos no setor onde atua.
Dentre as metas Internacionais de Segurança do Paciente estão: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.
“O evento é um convite à reflexão sobre a importância da segurança do paciente na nossa organização. Temos uma Comissão implantada e atuante, que trouxe discussões relevantes sobre protocolos e procedimentos a serem cumpridos, com intuito de prevenir a ocorrência de erros e trazer o engajamento e sensibilização dos gestores e colaboradores para o fortalecimento de atividades lúdicas com colaboradores e pacientes”, disse Dociana.
“Recepcionados com música, colaboradores e usuários interagiram no hall de entrada do hospital gerenciado pelo Instituto Diretrizes. “A musicalidade entrou na nossa programação com o intuito de destacar a calma e o cuidado com o colaborador, já que também temos preocupação com o bem-estar de todos, para que estejam bem para prestar uma assistência segura e de qualidade”, completou Dociana.
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