'Projeto Gratos Pela Vida' comemora aniversário de paciente internada

Visando o aprimoramento do atendimento humanizado, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), administrada pelo Instituto Diretrizes, tem implementado ações dirigidas aos pacientes internados, com o intuito de minimizar os sentimentos de angústia, isolamento, fragilidade física e emocional decorrentes da internação. Uma dessas ações é o “Projeto Gratos Pela Vida”. 

A iniciativa visa surpreender o paciente aniversariante internado em tratamento oncológico na Unacon, com a comemoração dessa data tão especial. Para o hospital, o dia do nascimento é lembrado como uma data importante e mesmo estando em um momento de internação, distante de seu local

de convívio e dos entes queridos, não se pode esquecer que esta pessoa possui uma vida, lembrar do aniversário é lembrar de vida. 

A direção-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí acredita que o projeto contribui significativamente para o fortalecimento de vínculos familiares, bem como dos pacientes com a equipe de saúde. 

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, a paciente Luzenir Gonçalves de Souza, completou 52 anos, assim toda a equipe da Unacon realizou uma surpresa com um momento de comemoração especial: foi confeccionado bolos com velinhas e balões dourados que decoraram o leito, e como que em um coral improvisado, entoou-se no ambiente da paciente a canção ‘Parabéns a Você’ e a leitura de uma carta da equipe do hospital desejando felicitações pela data e seu pronto restabelecimento. Tudo, obviamente, na medida certa, para não impactar na rotina dos demais pacientes internados. 

Paciente Luzenir Gonçalves de Souza, do município de Parauapebas, completou seus 52 anos com comemoração surpresa organizada pela equipe da Unacon

O carinho foi reconhecido pela aniversariante e seus familiares, com sorrisos e lágrimas. A humanização hospitalar proporciona à pessoa internada aproximação e conforto. Em momentos de fragilidade, os pacientes e familiares, mesmo estando angustiados e preocupados pela situação que enfrentam, ficam também mais receptivos e atentos aos cuidados dispensados no tratamento. 

Sabe-se que o ambiente hospitalar afasta as pessoas de suas atividades rotineiras e, muitas vezes, restringe o contato com os entes queridos. É inegável que as pessoas se sintam mais vulneráveis nesse momento, e muito mais sensíveis, por isso a importância de tratá-los com ainda mais empatia e humanidade. É nossa missão ver o paciente muito além da doença e valorizá-lo como ser único, complexo e especial que é. 

A divulgação das imagens, foi autorizada por Rivaldo Araújo Silva, esposo da paciente, e estão protegidas por Lei. 

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/UNACON