Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa forma sua 2ª turma de Brigada de Incêndio

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba, realizou na tarde desta terça-feira (13), o ato de entrega dos Certificados de conclusão do curso de Brigada de Incêndio, a curso de formação dos novos brigadistas, aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, na unidade hospitalar.  

A iniciativa capacitou 33 novos brigadistas, com treinamentos de salvamentos, atividades de prevenção e combate a incêndio e catástrofes, com carga horária de 16 horas. O curso foi coordenado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), no treinamento, houve a simulação de situações reais, que podem ser enfrentadas em incêndios e catástrofes. Durante o curso, os participantes passam por aulas práticas e teóricas, que contribuem para a sua formação profissional, qualificando o colaborador na prevenção de possíveis sinistros, fatores primordiais e decisivos para o salvamento de usuários, acompanhantes e colaboradores. 

O Diretor Administrativo do Hospital Regional Santa Rosa, Felipe Eduardo Johann, esclareceu que o curso de formação dos brigadistas, atende as normas legais e de segurança. “Temos uma preocupação constante em oferecer a segurança necessária a todos os nossos pacientes e colaboradores, por isso realizamos este curso, com a certificação aos nossos brigadistas, além da manutenção regular adequada de nossa estrutura predial e de todo o sistema de prevenção a incêndios”, explicou. 

Com pouco mais de 2 anos de existência, o Hospital Regional Santa Rosa, já formou duas turmas de brigadistas, e possui todo o sistema de combate a incêndio, com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação e sinalização nos corredores, além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergência.  

O brigadista e uma função exercida no hospital por colaboradores voluntários, passando por treinamentos constantes, e que terão como objetivo principal, preservar a vida. O curso foi ministrado conforme o que estabelece o Decreto Estadual nº 2.230, de 5 de novembro de 2018 em consonância com a Instrução Técnica nº 08 – Corpo de Bombeiros Militar do Pará, é a Norma Regulamentadora nº 23, conhecida como NR-23, que determina as funções dos brigadistas. 

Para o colaborador Rafael Rodrigues Ferreira, que exerce a função de maqueiro no hospital, iniciativas como essa, de formação da Brigada de Incêndio, são sempre importantes para manter a segurança de todos na unidade. “A capacitação é uma das partes mais importantes da prevenção. Brigadistas treinados conseguem antecipar possíveis problemas, e caso as situações se concretizem, estamos preparados para auxiliar no que for necessário nesse momento críticos”, afirmou o brigadista.  

O Hospital Regional Santa Rosa é referência para todos os municípios da região do Baixo Tocantins. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, está sob a gestão compartilhada do Instituto Diretrizes e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRSR 

Fotos: Divulgação – ASCOM/HRSR