Hospital Oncológico Infantil promove ações alusivas ao Mês das Mulheres

Durante a semana, as homenageadas receberam brindes e participaram de projeto para fortalecer e até resgatar a autoestima

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) promoveu uma semana com programações especiais às homenageadas do mês de março. Com o apoio do voluntariado, a instituição realizou ações de embelezamento e cuidado pessoal voltado às profissionais, mães e acompanhantes. A Brinquedoteca do 2° andar e a Sala de Música deram lugar a estúdios de estética e empoderamento feminino. No térreo, mulheres participantes do projeto ‘Canto da Empreendedora’ aproveitaram a oportunidade para garantir renda extra.

A dermopigmentadora Lucia Marinho atua há oito anos no ramo do embelezamento e reuniu uma equipe de profissionais para prestar atendimento gratuito às acompanhantes e colaboradoras do Oncológico Infantil. “Essa é a primeira vez que estou como voluntária e é uma grande honra poder, juntamente com a minha equipe, oferecer serviços de embelezamento do olhar, cílios, design de sobrancelhas, aplicação de henna, maquiagem, massagem relaxante e cabelo. A empatia nos trouxe aqui e por isso que estamos disponibilizando do nosso tempo, da nossa mão de obra, do nosso serviço, para o bem-estar de todas”, contou Lucia.

Elana da Silva é voluntária do hospital há cinco anos. Desenvolve atividades recreativas, contação de histórias e, durante as visitações, conversa com as mães dos pacientes e compartilha mensagens de fé e esperança. Desta vez, Elana propôs uma dinâmica diferente e reforçou o grupo de voluntários que realizaram campanhas de embelezamento e cuidados pessoais. 

“Desde a minha adolescência eu sempre quis participar de trabalhos voluntários, hoje, aos 37 anos, essa vontade permanece intensa. É algo tão forte que não me importo de compartilhar minhas habilidades com o próximo e de mobilizar outras pessoas para que entrem nessa corrente do bem. É muito gratificante nos depararmos com sorrisos. Eles salvam o meu dia.

Realizamos essas atividades com muito amor e é maravilhoso termos essa reciprocidade”, afirmou Elana. 

Classe –  A equipe de educadores da Classe Hospitalar Professor Roberto França, do Hoiol, também organizou um evento dedicado às mulheres. “Aproveitamos o contato diário que temos com mães e responsáveis para convidá-las a um momento especial. A organização da palestra, do café da manhã especial e a distribuição de brindes é apenas um pouquinho do nosso parabéns a todas, que também valorizam o nosso trabalho de acolhimento e escolarização de forma humanizada”, afirmou Elvira dos Santos, professora referência da unidade.

Renda – Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Hoiol realizou mais uma edição do ‘Canto da Empreendedora’, projeto que garante espaço para que mães e usuárias da unidade de saúde possam garantir renda extra por meio da exposição e comercialização de produtos. 

A vendedora Clemilda Oliveira acompanha a filha, Ana Beatriz, há cinco anos no hospital. Foi durante a internação da adolescente que a castanhalense conheceu o projeto e decidiu garantir uma renda extra. “Comecei com a venda com peças íntimas, depois trouxe enxovais. Graças a Deus os produtos saem bastante. Me inspirei, comecei a vender em casa e agora sonho em abrir  uma lojinha um dia”, disse.

A semana também foi marcada pela visita do mascote e da equipe do Paysandu Sport Club, que distribuíram brindes e também realizaram procedimentos estéticos. Após o momento, fotógrafos profissionais faziam imagens das homenageadas para que guardassem consigo o registro. As ações tiveram o apoio de parceiros, como o Grupo Movidos pelo Amor, Igreja Angelim, Instituto Áster, Nete Costa Decorações e IASD. 

“Meu marido ficou um tempinho com a minha filha e eu vim fazer meu cabelo e minha sobrancelha. Essa ação é muito linda. Estou aqui dentro do hospital há praticamente sete meses e não temos tempo de cuidar da beleza porque nossa atenção acaba sendo só para a minha bebê. Foi bom participar e sentir que merecemos esse cuidado. Achei até graça porque as pessoas não me reconheceram depois da transformação”, contou Vanusa Pinheiro, mãe da paciente Ana Vitória.

“Achei maravilhosa a iniciativa dos voluntários em poder proporcionar esse momento tanto para as colaboradoras quanto para as mães das crianças. A ação vai além de procedimentos estéticos, que geralmente aumentam ainda mais a autoestima das mulheres, elas melhoram a produtividade e deixam a rotina mais leve”, concluiu a enfermeira auditora Jéssica Cardoso, que aproveitou o momento para retocar as sobrancelhas e os cílios.

SERVIÇOS

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos. 

Texto de Ellyson Ramos / Ascom Hoiol