Animais despertam criatividade de pacientes no Hospital Oncológico Infantil

Crianças participam de programação didática que valoriza a proteção aos animais e a preservação do meio ambiente

Lápis de cor, cola e papéis foram materiais utilizados pelas crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, durante a programação alusiva ao Dia Nacional dos Animais – 14 de Março. Além de destacar a importância dos bichos, a data contribui para a reflexão sobre a proteção aos animais e preservação do meio ambiente. Por meio de uma didática acessível ao público infantil, a programação do Setor de Humanização buscou desenvolver a curiosidade e ampliar o conhecimento sobre o mundo animal, no Ateliê Gaia (Gerando Amor, Ideias e Artes), no segundo andar da unidade de saúde.

“As nossas crianças deixaram de frequentar a escola em razão do adoecimento. As nossas atividades seguem o calendário escolar, e para que elas não percam esse universo próprio da infância trazemos as datas comemorativas para dentro do Hospital. O Dia do Animal é uma data importante, faz parte do universo deles. As histórias infantis nessa época da vida utilizam muito os animais como personagens. Comemoramos e informamos sobre a importância da biodiversidade para o meio ambiente”, informou a brinquedista do Setor de Humanização, Joyce Freitas.

Segundo a profissional, o objetivo é fazer fluir a imaginação das crianças. “Hoje realizamos pintura, corte e recorte, montagem e artesanato de animais usando materiais recicláveis. A realização dessas atividades lúdicas nos permite trabalhar todos os tipos de coordenação motora, a imaginação, e trazer alegria. Conseguimos fazer com que fiquem animados, apesar dos longos períodos de internação.  E sorrimos muito com o que eles trazem da sabedoria deles sobre os animais. Ouvimos muitas histórias engraçadas a respeito de sapos, aranhas e outros bichos. É um trabalho muito gratificante”, ressaltou.

Atenção especial – Rozângela Rodrigues, 40 anos, veio de Macapá, capital do Estado do Amapá, em busca de atendimento especializado para a filha Sandriane, 8 anos, diagnosticada com leucemia. Há dois anos e três meses a menina é paciente do Hospital Oncológico Infantil. “Minha filha gosta muito de desenhar, pintar e faz questão de receber os desenhos entregues pelo Hospital, principalmente quando são da Barbie ou de unicórnios. Sei que é importante para o desenvolvimento dela, porque logo que começou a estudar adoeceu e parou de frequentar a escola”, contou.

Mãe de Juliana Pereira, 06 anos, Gilmara Pereira, 31 anos, observou com atenção a menina entretida com as atividades. Há pouco tempo, após crises convulsivas, a menina foi internada no Hospital. “Ela adora pintar. Se eu deixasse, ficaria pintando a noite toda. Quando perguntaram se ela queria participar, foi logo se ajeitando para vir. Ela ama essas oficinas. Sei que são muito importantes para o desenvolvimento dessas crianças, que ficam isoladas do mundo lá fora e precisam dessa atenção especial”, disse Gilmara.    

 Texto: Leila Cruz- Ascom/Hoiol