No Complexo Hospitalar de Tucuruí mulheres têm manhã voltada aos cuidados e a beleza

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho – Unacon, realizou na manhã desta quarta-feira (22), o dia D do Março Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Colo de Útero, objetivando chamar a atenção das mulheres para a importância de medidas preventivas contra a doença, estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da sua saúde.  

A ação, realizada na área externa da unidade, contou com apresentação musical e aula laboral às mulheres. No ambulatório, a equipe do Setor de Humanização, realizou rodas de conversas, com o tema: “Câncer de Colo Uterino – Prevenção e um gestor de amor e vida”. Cuidados com a beleza ao público feminino, foi o foco da ação, que disponibilizou serviços de corte de cabelo e maquiagem, possibilitando a elevação da autoestima e o empoderamento das mulheres.  

No período da tarde, foram realizadas coletas de exames Preventivos do Câncer do Colo do Útero (PCCU), às colaboradoras e servidoras do HRT e Unacon, que previamente passaram por triagem e avaliação.  

“Com a parceria formada pela Sespa e o Instituto Diretrizes, através do HRT e a Unacon, foi possível desenvolver a campanha Março Lilás, através de uma programação especial, com ações no combate e prevenção do Câncer de Colo de Útero, um dos campeões de mortalidade no Brasil e na região Norte, considerado um problema de saúde pública, embora tendo uma mortalidade tão grande, nesta guerra, temos uma arma tão vital, que é o exame do PCCU. Mulheres com idade a partir dos 25 anos, com vida sexual ativa, devem procurar os postos de saúde, em busca do seu exame preventivo, lembramos, que com um diagnóstico precoce, a chance de cura e de quase 100%. É importante enfatizar que, o Governo do Pará, por meio do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, disponibiliza a população, um leque de tratamentos para a cura do câncer, que vão desde o diagnóstico até a realização de cirurgias, quimioterapia e radioterapia”, afirmou Jânio de Jesus, médico oncologista e Diretor Técnico do HRT/Unacon. 

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.   

Pacientes e acompanhantes participaram da ação de conscientização na Unacon 

“No decorrer do mês de março, ações que visam a promoção da saúde das mulheres e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, estão sendo preconizadas em nossa unidade. Mas é importante lembrar que a prevenção deve se estender além do período da campanha Março Lilás, afinal o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar problemas de saúde mais graves e aumentar as chances de cura. Através da Sespa, o Complexo Hospitalar HRT e Unacon, realizou essa programação voltada especialmente as mulheres, possibilitando a conscientização e a valorização através de rodas de conversa, aula laboral, exames de PCCU às colaboradoras e servidoras da instituição e uma manhã voltada a valorização da beleza feminina, com corte de cabelo e maquiagem às presentes, possibilitando o empoderamento das mulheres da nossa cidade e região”, enfatizou o Diretor-geral do HRT/Unacon, Júnior Souto. 

O mês de março remete a um período de atenção especial à saúde feminina. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que leva anos para se desenvolver e na fase inicial é silencioso. Mas o exame papanicolau, conhecido também como PCCU, detecta facilmente as alterações nas células que dão origem a esse tipo de câncer.  

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/UNACON