Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo adere à campanha nacional 'Vá de Lenço'

No Dia Mundial do Câncer, neste sábado (4), especialistas da unidade abordam a leucemia, tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes

Crianças e responsáveis no Hospital Octávio Lobo na programação da campanha “Vá de Lenço”.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) aderiu à campanha “Vá de Lenço”, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado neste sábado (4). A 7ª edição da campanha conscientiza sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer, e também homenageia  pacientes que enfrentam a doença. Uma ação realizada, na sexta-feira (3), fez referência ao Projeto Dodói e contou com a presença da representante da Abrale, Edna Mcphee, do cantor Guto Risuenho e dos personagens Mônica e Cebolinha.

“O projeto é desenvolvido no Hoiol, em parceria com a Abrale, no qual entregamos  bonecos da Turma da Mônica, materiais didáticos e lúdicos para os usuários, e contribuímos para o tratamento mais humanizado. Ao total, foram distribuídos 160 lenços para usuários e acompanhantes, os quais foram convidados assim como a sociedade em geral, a postar fotos  usando o acessório e marcar hashtag #vádelenço nas redes sociais para chamar a atenção para a causa”, contou Edna Mcphee.

Esta 7ª edição do evento busca conscientizar o público, em geral, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer

Dayane Silva, 25 anos, acompanha Vitor Alves, de 4 anos. Ele se trata contra leucemia, e participou da ação. Em dezembro do ano passado, a criança começou a sentir muita dor, febre e não se alimentava.

“Fui encaminhada para cá, onde somos tratados com carinho e sempre tem alguém para prestar assistência ao meu filho. Até eu que tenho depressão e ansiedade, estou recebendo tratamento com ajuda da psicóloga.  Eu queria desistir, mas ela me deu força pra continuar, porque se eu não estiver bem, como vou cuidar do meu filho?”, contou Dayane.

A moradora do município de Redenção, Josileide Carvalho, 36 anos, é mãe da Heloísa Almeida, de 4 anos, em tratamento contra um câncer no rim há um ano. “Muitas crianças ficam meses no hospital e quando trazem algo diferente, elas se alegram muito, principalmente a minha filha. A menina interagiu bastante com os personagens. “Gosto da Mônica e do Cebolinha, porque assisto o programa deles”, disse referindo-se ao desenho animado.

Na data que celebra o Dia Mundial do Câncer, os especialistas do Hospital Oncológico Infantil dão destaque para a leucemia, tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes, perfil de referência no hospital e tema da campanha “Fevereiro Laranja”. A oncologista pediátrica Sweni Fernandes, explica que “a doença hematológica maligna dos glóbulos brancos têm como principal característica o acúmulo de células  jovens (blastos) na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue”.

“As causas da leucemia infantil ainda são desconhecidas, mas alguns fatores estão relacionados com o seu desenvolvimento, como a alta exposição à radiação e algumas síndromes, a exemplo da síndrome de Down, contudo é muito raro. Nós chamamos atenção principalmente pelo fato de que os sintomas podem ser confundidos com os de doenças benignas da idade. Caso a criança ou adolescente não se sinta bem, apresente febre persistente, dor óssea e manchas na pele, um médico deve ser consultado. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura, que podem chegar até 90%”, destacou a oncologista.

Existem vários tipos de leucemia, agrupada em crônicas ou agudas, sendo subdivididas conforme o perfil genético e molecular: linfoides ou mieloides. Cerca de 75% das leucemias que acometem crianças e adolescentes são do tipo LLA.  A suspeita clínica pode ocorrer a partir de alteração no hemograma (exame de sangue), como  aumento exagerado na contagem de leucócitos (glóbulos brancos),  e escassez de glóbulos vermelhos e de plaquetas.

“Quando há indícios, cabe uma investigação diagnóstica com  exames específicos, como o mielograma. Esse exame analisa a morfologia e a capacidade da medula óssea de produzir células sanguíneas”, disse a especialista.

SERVIÇO

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Leila Cruz / Ascom Hoiol.