Hospital Santa Rosa homenageia pacientes pelo Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, promoveu nesta quinta-feira (9), ação que destacou a importância da saúde dos rins, com uma programação especial voltada aos usuários da unidade.  

A atividade, promovida em alusão ao Dia Mundial do Rim, incluiu palestras e orientações com a distribuição de material educativo. O evento aconteceu no Ambulatório Central do Hospital e no Ambulatório do Centro de Hemodiálise. 

Além de orientação à saúde dos rins, os profissionais da unidade hospitalar realizaram a aferição de pressão arterial e glicemia, com possibilidade, se necessário, de realizar exames de creatinina. A médica RT do Centro de Hemodiálise, Dra. Sissa Dias, juntamente com a equipe Multiprofissional proferiram as palestras. 

Neste ano, a Campanha do Dia Mundial do Rim visa disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Esses objetivos estão resumidos no tema central da campanha de 2023 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que é “Saúde dos Rins (& exame de Creatinina) para Todos”.  

“O nosso objetivo com a programação, é promover a conscientização da população frente à forma de prevenção da doença renal, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce”, esclareceu a RT do Centro de Hemodiálise, Enfermeira Elvira Fonseca. 

O Centro de Hemodiálise, unidade que integra a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), vai completar no próximo dia 26, nove meses de funcionamento, beneficiando, milhares de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise.  

Atualmente o serviço de hemodiálise no Hospital Santa Rosa assiste 109 pacientes crônicos. Para ter acesso ao serviço os pacientes devem estar regulados via Sistema Estadual de Regulação.  

O Instituto Diretrizes, Organização Social responsável pela gestão do centro, implantou um projeto inovador, ofertando o serviço de hemodiálise em três turnos na unidade.  

Sobre o Centro: Inaugurado em 26 de junho de 2022 pela gestão do governador Helder Barbalho, o Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Rosa, possui 21 cadeiras de hemodiálise, com atendimentos de segunda a sábado, nos horários das 5h até as 21h.  

 

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRSR