SEMANA UNACON: Palestras marcam o Dia “D” de Combate ao Câncer, em Tucuruí

No último dia 4 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Tucuruí, o Complexo Hospitalar Regional, através da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Dia “D”, voltado ao Combate do Câncer, com a realização de palestras direcionadas aos pacientes em consultas e seus acompanhantes, levando as orientações, os cuidados e informações sobre a importância da prevenção do Câncer.  

No dia “D” de Combate ao Câncer foram realizadas palestras na manhã do dia 15/02, aos pacientes em consultas no ambulatório do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí e no dia 16/02, o foco, foram os pacientes em consultas e retorno com seus acompanhantes, que tiveram a oportunidade de receber através do médico oncologista Jânio Júnior, todas as orientações necessárias sobre o câncer. Segundo Jânio Júnior, há muitas características que diferenciam os diversos tipos de câncer, como, por exemplo, a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase. “O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas”, esclareceu o oncologista. 

A multiplicação descontrolada de células alteradas provoca acúmulo de células cancerosas que dão origem ao tumor. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. “Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção, progressão e inibição do tumor”, alertou o médico Jânio Júnior. 

Prevenção: Durante as rodadas de palestras no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon, os usuários do sistema de saúde ficaram atentos as palestras que foram organizadas pela equipe de Humanização, ministradas pelo médico Jânio Junior, que, com os esclarecimentos e orientações ampliou o conhecimento dos presentes, e no final o oncologista, apresentou uma série de dicas para a prevenção do câncer. “Mais da metade de todos os cânceres são evitáveis com a adoção de um estilo de vida saudável e submetendo-se a exames de rotina. Câncer de mama, de colo do útero e colo retal, podem ser tratados com sucesso quando detectados precocemente, não fumar; adotar uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividades físicas; amamentar; realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos; vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV; vacinar-se contra a hepatite B; evitar bebidas alcoólicas; evitar carnes processadas; evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho, são algumas das principais formas de combater a doença. Por isso, ‘é melhor prevenir do que remediar’, não poderia se aplicar tão bem esta frase a outra doença quanto ao câncer”, ressaltou Jânio Junior.  

UNACON – Inaugurada em julho de 2016, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), sediada na Vila Permanente, em Tucuruí, está sob a coordenação do Instituto Diretrizes, Organização Social, que, em gestão compartilhada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), vem contemplando aos usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões do Lago de Tucuruí, Carajás e Araguaia, onde vivem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, com atendimentos oncológicos em hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas que foram ampliadas ao longo destes sete anos de funcionamento da Unacon possibilitando cura aos pacientes. 



Texto e fotos: Wellington Hugles – ASCOM/HRT