Em Belém, Hospital Oncológico Infantil celebra Dia do Mágico

O setor de Humanização do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, promoveu um dia voltado à beleza e bem-estar dos colaboradores. A ação, que contou com participação do voluntariado da instituição, ocorreu na Classe Hospitalar Professor Roberto França e reuniu colaboradores de diversos setores do Oncológico Infantil. A programação encerrou uma série de celebrações alusivas ao “Janeiro Branco” – mês dedicado à saúde mental.

Desde 2017, Darnele Mendes é voluntária no Hoiol. Professora de estética e pós-graduada em dermoestética pela Esamaz Tec, ela convida os alunos a integrarem ações voluntárias regularmente. “A parceria é importante para as nossas alunas colocarem em prática o que elas aprendem em sala de aula, mas também é uma maneira de contribuirmos com a humanização do hospital, trazendo bem-estar para os colaboradores”, disse a educadora.

Limpeza de pele, design de sobrancelha e massagem relaxante eram alguns dos serviços ofertados gratuitamente. O técnico em enfermagem André Ítalo, de 24 anos, tirou um tempo para participar da campanha interna e cuidar da autoestima. “É uma ação muito gratificante, que valoriza o processo de trabalho do funcionário. A gente tem um momento para relaxar, descontrair e se sentir bem. É uma ótima forma de valorizar o colaborador, valorizar o trabalho que desempenhamos e de falar sobre o autocuidado”, afirmou.

Voltado para conscientização sobre autocuidado e a prevenção de doenças que afetam a saúde mental, o “Janeiro Branco” alerta para os mais de 300 tipos de transtornos catalogados pelas autoridades em saúde. A analista de departamento pessoal do Hoiol, Janiele Pinheiro, ressalta que essas programações geram influências positivas no comportamento do colaborador. “Trabalho no Oncológico Infantil há três anos e meio e sempre participo dessas ações porque elas mudam a nossa relação com o trabalho e geram grande sensação de bem-estar. Voltamos para casa mais leves”, afirmou.

“A ação quebra um pouquinho da rotina e valoriza o colaborador e o trabalho. Essa é, inclusive, uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). O colaborador, ao se sentir mais valorizado, passa a se sentir mais feliz e isso reflete de forma positiva no desempenho das atividades e no melhor atendimento ao nosso usuário”, completou a colaboradora do setor de Humanização do Hoiol, Yumi Dias.

O Dia da Beleza integra o calendário de ações já desenvolvidas pelo setor de Humanização do Hoiol e, comumente, é destinada aos acompanhantes e aos adolescentes internados. Contudo, por conta das comemorações ao “Janeiro Branco”, foi estendida aos colaboradores em um dia dedicado exclusivamente a eles. “A ação visa trazer bem-estar, leveza e ajuda na elevação da autoestima do colaborador. Notamos que a proposta deu muito certo, pois nós vimos os colaboradores descontraídos, relaxados, interagindo e super animados”, explicou a pedagoga Joyce Wanzeler, colaboradora do setor responsável pela programação.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Ellyson Ramos/Ascom Hoiol