Pacientes curados de câncer recebem alta e retomam projetos interrompidos ainda na adolescência

Evento de premiação nacional realizado nesta terça-feira, 8 de novembro, em Brasília (DF), revelou os 40 melhores hospitais públicos do Brasil

A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.  

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, no Pará, foi selecionado na 17ª posição, agraciado com o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, a premiação foi entregue nas mãos do secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho e da Dra. Ana Paula Borges, diretora-geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que está sob a gestão da Organização Social de Saúde Instituto Diretrizes. 

“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Flávio Deulefeu. 

No Brasil, hoje, são 200 hospitais “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 são hospitais públicos e mantêm esse último nível de Acreditação. Em relação à distribuição geográfica, observa-se maior concentração desses hospitais “Acreditados ONA 3”, em São Paulo, 18 dos 34 (53%). Os demais estão assim distribuídos: três no Pará (9%), três em Goiás (9%), três no Ceará (9%), dois em Minas Gerais (6%), um na Bahia (3%) e um em Santa Catarina (3%). 

O “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) tendo como base critérios como infraestrutura, controle de patologias e infecções, internação, higienização, entre outros aspectos relacionados à saúde e cuidado com o paciente, consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos usuários.  

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil, foram avaliados pela comissão julgadora. 

No Pará, o destaque foi para o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Organização Social de Saúde Instituto Diretrizes, que despontou como um dos melhores hospitais públicos de todo o Brasil, recebendo o reconhecimento e a premiação nacional e internacional. As três unidades paraenses ganhadoras foram: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.  

A Organização Social de Saúde Instituto Diretrizes, mantem a gestão de quatro unidades hospitalares no Pará: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, Certificação ONA 3 (nível de excelência); Hospital Regional Público do Leste de Paragominas, em Paragominas, Certificação ONA 2 (nível de excelência); Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba, em tramitação para certificação ONA 2 (nível de excelência) e o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon. 

Estamos conseguindo aliar o bom atendimento com a qualidade, a expertise e um atendimento muito mais rápido e completo aos pacientes. Em breve, esperamos que os outros hospitais que estão sob a gestão do Instituto Diretrizes possam receber esse prêmio de reconhecimento nacional e internacional. “É muito gratificante para toda a equipe do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo essa premiação nacional. Isto foi possível graças a competente gestão do Instituto Diretrizes, possibilitando oferecer continuamente os serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, em uma estrutura física adequada à população paraense”, destacou a diretora-geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e responsável pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon-Tucuruí), Dra. Ana Paula Borges. 

 

Texto: Wellington Hugles 

Fotos: Divulgação IBROSS