TELEMEDICIA VAI AGLIZAR ATENDIMENTO A USUÁRIOS DO COMPLEXO HOSPITALAR REGIONAL DE TUCURUÍ.

A capacitação aos profissionais de saúde do HRT/Unacon, no sudeste do Pará, é oferecida por equipe do Hospital Israelita Albert Einstein

Profissionais de saúde do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT)/Unacon iniciaram nesta segunda-feira (13) o treinamento em Telemedicina, ministrado por equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP), visando à capacitação para atendimento remoto. A equipe de treinamento responsável pelo Sistema de Telemedicina do “Albert Einstein” atua em parceria com a Coordenação Técnica, de Enfermagem, Multidisciplinar e do Núcleo de Educação Permanente do HRT/Unacon.

O Hospital Israelita Albert Einstein, pioneiro no desenvolvimento de Telemedicina no Brasil, possibilita aos profissionais do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí o serviço de atendimento on-line. Tudo com a mesma qualidade e segurança oferecidas pela instituição em suas unidades físicas, além da comodidade e praticidade do modelo de atendimento remoto.

Segundo o diretor Técnico do HRT/Unacon, Zacarias Nogueira, “o atendimento é considerado remoto, com médicos especialistas em São Paulo, por exemplo, de forma virtual, e o paciente acompanhado de um médico clínico presencialmente em nossa unidade de saúde, sendo o profissional intermediário do especialista on-line, de modo a esclarecer e oferecer orientações ao paciente. A equipe de regulação ficará responsável pelo controle do fluxo de pacientes”, informou o médico.

O objetivo é otimizar o tratamento, aumentando a capacidade de atendimento e facilitando o deslocamento de médicos e pacientes, o que agiliza o diagnóstico. O teleatendimento proporciona modernização tecnológica associada aos atendimentos presencial e a distância, trazendo vários benefícios à população.

Fortalecimento do SUS – A capacitação em Telemedicina é voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS) para especialidades médicas, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí.

Para o diretor-geral do HRT/Unacon, enfermeiro Lucas Evangelista Urel, as recepções pelo sistema remoto de Telemedicina unem tecnologia e saúde. “Possibilita o atendimento com muita agilidade aos pacientes. Um ganho para a nossa população, pois passamos a contar com médicos renomados, especialistas em Neurologia e Cardiologia, como atendimento principal e suporte em outras especialidades, com atendimento de qualidade e segurança, sem o paciente precisar se deslocar. É uma iniciativa que moderniza a rede de saúde. Todos serão beneficiados com essas medidas”, ressaltou o gestor.

Texto: Wellington Hugles – Ascom/HRT

Por Governo do Pará (SECOM)